Produtores do projeto de irrigação São João, localizado na zona rural de Porto Nacional, aproveitaram a presença de autoridades e políticos na abertura oficial da Agrotins, na manhã desta quinta-feira, 18, para protestar pela falta de água na planta do projeto. Segundo eles, o problema já passa dos 200 dias.
Os produtores colocaram faixas na escada do parque agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha para mostrar o problema aos visitantes e autoridades. O agricultor Valdemir Martins, que cultiva açafrão no São João, afirmou que a responsabilidade pela falta de água no local é do Governo do Estado. “O governo recebe recursos federais para administrar o projeto e deveria ser responsável pelo fornecimento de água para irrigação até que o projeto São João fosse definitivamente entregue aos produtores, como ainda não foi entregue, o governo continua sendo o responsável”, afirmou.
O problema, segundo o agricultor é a falta de energia para fazer funcionar as bombas de água dos canais de irrigação. “Sem energia, os motores não funcionam e, para piorar, os canais ficam cheios e acabam submergindo as máquinas e causando mais prejuízo”, protestou o produtor.
O projeto tem área de 5.129 hectares e mais de 300 lotes irrigaveia destinados a pequenos produtores.
“O recurso vem, os contratos estão aí e não estão sendo executados. Já tem muitos recursos voltando e eles continuam sem fornecer a água de que nos precisamos”, encerrou Martins.