Babaçu é um dos potenciais agroextrativistas no Tocantins
– Foto: Márcio Di Pietro/Governo do Tocantins
A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Diretoria de Agricultura Familiar participa nos dias 25 e 26, em São Luiz, Maranhão (MA), de um debate sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja e do babaçu. O evento contará com a participação de instituições, organizações, sociedade civil e agroextrativistas de diversas regiões do país.
O encontro é patrocinado pela Agência internacional Alemã Deustsche Gesellschaft Fur Internacionale Zusammenarberit (GIZ), tendo como objetivo promover a produção sustentável da soja e de produtos da sociobiodiversidade, como babaçu, carnaúba, e jaborandi.
Na ocasião será apresentado o projeto maranhense que atua na microregião de Chapadinha, mostrando como experiência o cultivo da soja, compartilhando o território com sistemas agrícolas extrativistas realizados por comunidades tradicionais e agricultores familiares. O foco é promover soluções integradas para a conservação do bioma cerrado, produção sustentável e inclusão socioprodutiva.
De acordo com a engenheira agrônoma e participante do evento, Francisca Marta Barbosa, a ação é uma agenda de diálogos, sendo um convite ao Tocantins da Agência Alemã para discutir as experiências de outros estados. “A intenção é promover o intercâmbio de conhecimento entre os atores promotores da cadeia do babaçu, visando a cooperação e diálogo permanente para articulações e construções para melhoria da cadeia de valores do babaçu”, ressaltou a engenheira agrônoma.