Preocupada com o novo ciclo produtivo, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) faz alerta ao setor agropecuário tocantinense para o fato de alguns modelos matemáticos de previsão climática apontarem probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño – caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial. Previsto para ocorrer a partir do próximo mês de junho, o El Niño pode causar precipitações abaixo da média histórica para o Tocantins.
Instituto
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña – caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Pacífico Equatorial – está chegando ao fim após três anos de duração. O fenômeno causa alteração na circulação atmosférica tropical, impactando o regime de temperaturas e chuvas em diversas partes do globo terrestre, incluindo o Brasil. Especificamente no Tocantins, alterações no regime de chuvas foram verificadas em diversas regiões do Estado.
De acordo com o Inmet, o ano de 2022 foi marcado por volumes de chuva intensos nas regiões Norte e Nordeste, e nas demais localidades houve chuvas dentro da normalidade e melhor distribuídas.
O Instituto informa ainda que, os modelos matemáticos vêm demonstrando probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, na intensidade moderada a forte, a partir de junho 2023, o que se destaca como um importante fator condicionante das secas para o Tocantins, afetando tanto as características climáticas ambientais como sócio econômicas do Estado, pois temos nossas principais atividades ligadas à agricultura e pecuária, onde o volume e distribuição das chuvas é de fundamental importância.
A engenheira agrônoma da Seagro, Denise Gomes acrescenta, ainda, que o planejamento das atividades agropecuárias depende também do clima. “A produção não depende apenas de crédito agrícola, aquisição de sementes de qualidade e preparo do solo adequado, as condições do tempo são de extrema importância para o setor produtivo”. Em períodos de seca, as culturas irrigadas têm melhores condições de enfrentar as adversidades do tempo, explica.
Infotempo
Para auxiliar o setor agropecuário no planejamento de suas atividades rurais a Seagro disponibiliza o aplicativo INFOTEMPO TOCANTINS, que contém informações sobre previsão do tempo e condições climáticas no Tocantins, por meio de mapas, prognóstico climático e outras funcionalidades.
Imagem: Seagro/Governo do Tocantins