Secretário Executivo, Soares Filho recebe visitantes na ExpoLuzimnagues 2023 – Foto: Seagro/Governo do Tocantins
A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) levam diversas atividades para atendimento aos produtores rurais na 1ª edição da Feira de Exposição Agropecuária de Luzimangues (ExpoLuzimangues 2023). A feira que iniciou nessa quarta-feira, 18, encerra no domingo, 22, em Luzimangues, saída para Barrolândia.
Atividades
No sábado, 21, a programação esta voltada para atender exclusivamente, os produtores e agricultores familiares da região com programação de palestras e orientações sobre cadastro do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); palestras sobre crédito fundiário, manejo do solo, cadeias produtivas, apicultura e meliponicultura.
De acordo com o secretário executivo da Seagro, Soares Filho, essa primeira edição da ExpoLuzimangues marca novas perspectivas para o segmento agropecuário da região. “O Governo do Tocantins trabalha para atender os agricultores, tanto do agronegócio, como os agricultores familiares, e aqui em Luzimangues temos uma expectativa para atender mais de 300 produtores da região com palestras, oficinas e capacitação técnica e distribuição de sementes”, ressaltou o secretário executivo.
Mesa Farta
Ainda no sábado, 21, a Seagro fará a distribuição de 3 mil kg de sementes de feijão e milho para os agricultores familiares da região. A entrega faz parte do Programa Estadual do Governo do Tocantins Mesa Farta. Na ocasião será entregue também sementes de verduras e hortaliças para a horta comunitária.
Programação
Na programação, além da música, a Expo Luzimangues oferecerá uma ampla variedade de atrações para todos os gostos. Os visitantes poderão experimentar a empolgação do rodeio, saborear opções culinárias e se divertir em um parque de diversões repleto de atrações.
A programação incentiva ainda à população a contribuir levando um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais locais.