CAF garante o acesso do produtor a compras institucionais, linhas de crédito, assistência técnica e muitas outras políticas públicas – Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), está com uma força-tarefa para atendimento ao produtor rural na emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação começa nesta quarta-feira feira, 6, em Colinas, durante a participação do órgão na Exposição Agropecuária de Colinas (ExpoColinas).
A ação segue na semana seguinte, de 11 a 15, com a Semana CAF em todas as unidades regionais e escritórios locais do Ruraltins, com técnicos capacitados e preparados para atender o agricultor familiar tocantinense.
“A Semana do CAF está contemplada no Plano Ater Tocantins [Assistência Técnica e Extensão Rural] e tem como finalidade atender a uma demanda do Governador que é cadastrar o maior número de agricultores familiares do Estado e assim, com o cadastro regular, garantir o acesso desse produtor a compras institucionais, linhas de crédito, assistência técnica e muitas outras políticas públicas”, explica o presidente do Ruraltins, Washington Ayres.
O CAF veio para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP), possibilitando maior transparência e segurança, pois as informações declaradas pelo agricultor familiar serão validadas por informações já existentes em outras bases de dados do governo federal.
Cadastro
De forma gratuita e com validade de dois anos, a inscrição no CAF no Tocantins é feita pelos técnicos do Ruraltins. O interessado pode procurar o órgão mais próximo de sua propriedade, munido da documentação necessária.
Para outras informações, acesse a página Federal https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/mda/cafna .
ExpoColinas 2023
Nesta edição da ExpoColinas 2023, o Ruraltins terá vitrines agrícolas voltadas para o produtor rural interessado em diversificar sua produção, com foco na geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.
No estande do órgão, o visitante tem acesso a informação e demonstrações práticas sobre o cultivo de hortaliças hidropônicas, instalação do sistema e a criação de peixes, além da criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de meliponicultura.
A ExpoColinas 2023 ocorre Parque de Exposição Noir Inácio Oliveira Newton, entre os dias 1° e 10 de setembro.