Ruraltins realiza dia de campo de piscicultura em Babaçulandia

Aula prática de adubação do tanque
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), realizou, nessa quinta-feira,17, um dia de campo de piscicultura, na Fazenda Bela Vista, localizada no município de Babaçulândia, reunindo mais de 90 pessoas entre técnicos e produtores da região para compartilhar conhecimento e discutir práticas inovadoras.

Dividido em três estações, o evento abordou temas importantes para o sucesso da piscicultura, oferecendo uma visão abrangente sobre o processo de criação de peixes. Na primeira estação, o engenheiro de Pesca, Andrey Costa, ressaltou a importância de um manejo eficaz nos viveiros antes do recebimento dos alevinos e explicou que o sucesso inicial da piscicultura depende da criação de um ambiente propício para o desenvolvimento dos peixes. “Isso inclui o monitoramento dos níveis de oxigênio, pH e temperatura da água, bem como a preparação da alimentação que será oferecida aos alevinos”, explicou o engenheiro.

Diego Barrios, especialista em piscicultura, conduziu a segunda estação, onde enfatizou a preparação adequada dos tanques. “Antes de receber os alevinos, é essencial garantir que os tanques estejam limpos e devidamente condicionados. Isso reduzirá o estresse nos peixes jovens e aumentará suas chances de sobrevivência”, frisou.

Na terceira estação, Alberto Damasceno, especialista em manejo alimentar, destacou a importância da nutrição adequada para o crescimento saudável dos peixes e disse que: “A escolha dos alimentos certos e a determinação da quantidade correta são fatores cruciais. Além disso, observar os hábitos alimentares dos peixes auxilia no ajuste da dieta para maximizar seu crescimento.”

Ao final das apresentações, Francisco do Jaime, proprietário da piscicultura, compartilhou suas perspectivas: “As informações que recebemos aqui são muito importante pra nós e irão contribuir para melhorar nossas práticas e os resultados. Estou empolgado com a aplicação desses conhecimentos aqui na Fazenda Bela Vista.”

O “Dia de Campo de Piscicultura” na Fazenda Bela Vista representou uma oportunidade única para aqueles envolvidos na piscicultura aprofundarem seus conhecimentos, compartilharem experiências e estabelecerem conexões valiosas. O evento destacou a importância do manejo nos viveiros, da preparação dos tanques e do manejo alimentar como elementos essenciais para o sucesso da produção de peixes. Com a partilha de conhecimento desses especialistas, a piscicultura na região certamente está no caminho para prosperar e contribuir de maneira significativa para a economia local.

Participaram do evento autoridades locais, representante do Ministério da Agricultura, produtores de peixe do entorno e outros interessados.

 


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins