Representantes do Governo do Tocantins alinham ações para implantação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

Termo de criação do Programa Alimenta Tocantins foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa durante Agrotins 2023
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

Na manhã desta terça-feira, 13, ocorreu na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) uma reunião on-line com o objetivo de discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Compra com Doação Simultânea pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

A reunião contou com a presença do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Washington Ayres; do secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café; do coordenador do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Tocantins (MDA), Diego Montelo; do superintendente Regional da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) no Tocantins, Marcos Túlio do Nascimento; da presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Tocantins (Fetaet), Guanamar Soares; e do gerente de operações da (Conab), Felipe Thomas de Aquino.

Do outro lado da tela, participaram secretários de Agricultura de alguns municípios e supervisores regionais do Ruraltins de todo o Estado.

A reunião on-line demonstra o compromisso das autoridades e das instituições envolvidas com o fortalecimento da agricultura familiar, o estímulo à economia local e o combate à insegurança alimentar, por meio de programas como o PAA e a Compra com Doação Simultânea. O diálogo entre os participantes visa melhorar a eficiência e a eficácia dessas iniciativas, garantindo um impacto positivo na vida dos agricultores e da sociedade como um todo.

O Tocantins já é reconhecido como referência na execução do Programa de Aquisição de Alimentos, graças à parceria entre o Ruraltins e a Conab. Essa união de experiência e força é extremamente importante para que o Estado se torne cada vez mais referência na boa execução e na aplicação desse programa, além de abrir portas para a obtenção de mais recursos.

O secretário Jaime Café destacou a importância de receber as demandas dos produtores a fim de atender as necessidades específicas de cada um e distribuir os recursos de forma adequada. “A identidade com as atividades deve partir dos próprios agricultores”, afirmou.

O gerente de operações da Conab, Felipe Thomas de Aquino, solicitou que as associações interessadas em entregar produtos industrializados apresentem o estatuto das associações e a documentação necessária para comprovar a existência do projeto da agricultura familiar.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, também se pronunciou, enfatizando a importância desse momento de busca por parcerias promovidas pelo MDA em conjunto com a Conab. “O programa é extremamente importante para a agricultura familiar, pois garante a venda dos produtos, fortalece a economia local e possibilita a doação dos produtos adquiridos para entidades com perfil social”, enfatizou.

Washington Ayres lembrou ainda que o governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de criação do PAT, denominado Programa Alimenta Tocantins durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) em Palmas, com um investimento inicial de R$ 5 milhões. Essa iniciativa demonstra que a agricultura familiar é uma prioridade para o governador. 

A presidente da Fetaet, Guanamar Soares, enfatizou a importância da presença de homens e mulheres no processo de construção das políticas agrícolas. “É fundamental garantir que aqueles que possuem menos acesso, especialmente em relação à emissão do CAF [Certificado de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar], recebam suporte para entender e diagnosticar a produção agrícola”, afirmou.

Guanamar Soares destacou a necessidade de se organizar e se preparar tanto para o presente quanto para o futuro. Ela acredita que, ao se organizarem nesse momento, novas oportunidades serão criadas. A presidente ressaltou ainda a importância da aproximação e da união de todos os participantes na reunião, utilizando as ferramentas virtuais disponíveis para promover o desenvolvimento agrícola. “Apesar dos desafios existentes, já existem ferramentas adequadas para o trabalho, evidenciando o avanço do processo”, concluiu.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins