Quedas de árvores causam danos na rede elétrica na região do Jalapão: mais de 118 mil raios foram registrados

No último sábado, 26 de agosto, a queda de árvores do tipo eucalipto, por conta das chuvas com ventos, causou o rompimento de cabos de energia na região do Jalapão, especificamente entre as localidades de Mateiros e Ponte Alta, próximo à Região da Taboca. O incidente climático ocasionou uma interrupção na rede de energia. De acordo com a Energisa, o final de semana foi marcado por condições climáticas de chuvas intensas, ventos fortes e uma grande quantidade de raios, especialmente na região centro-norte do Estado. De acordo com o Histórico de Descargas Atmosféricas do Netclima, uma expressiva quantidade de 118.481 descargas atmosféricas foi registrada na área somente neste dia.

 

Imagem de Satélite mostra alta incidência de Chuvas na Região do Jalapão no final de semana – Foto: Energisa/NetClima

 

Para garantir a segurança da área e prevenir danos maiores, o sistema de proteção atuou rapidamente e desarmou a Linha de Distribuição afetada. “Com o intuito de minimizar os impactos para a população, as cidades vizinhas foram alimentadas pelo grupo gerador logo após a identificação do problema. Durante toda a madrugada, as equipes da Energisa trabalharam incansavelmente para solucionar a situação, e às 03:15 do mesmo dia, o fornecimento de energia foi completamente normalizado”, explicou o Gerente da concessionária Alberto Cunha. 

Ainda de acordo com o Gerente, durante todo o final de semana equipes da concessionária permaneceram na localidade com dedicação total para realizar a restauração completa do ramal afetado. “Vale ressaltar que o local de intervenção é de difícil acesso, exigindo esforços adicionais por parte das equipes para assegurar a eficácia dos reparos”, completou.

Local em que as árvores caíram sobre a rede elétrica é de difícil acesso e também estava alagado. Foto: Energisa. 

 

No dia 25, sexta-feira passada, a concessionária divulgou um comunicado à imprensa em colaboração com a NetClima, entidade especializada em monitoramento e análise meteorológica. O comunicado antecipou a previsão de chuvas intensas para o fim de semana em todo o Estado, acompanhadas de rajadas de vento que poderiam alcançar velocidades de até 60 km/h. “Inclusive, por termos essa informação com antecedência, acelerou o trabalho de nossas equipes, que já estavam alinhadas e com um planejamento pronto para atender qualquer ocorrência que pudesse acontecer”, enfatizou Cunha.

Investimentos no Jalapão

Desde a concessão, a Energisa Tocantins tem realizado diversos investimentos na modernização da rede elétrica na região do Jalapão. Somente este mês, entre os dias 14 e 18 de agosto, por exemplo, uma grande ação foi realizada para beneficiar os moradores e empreendedores das regiões de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix e arredores. O investimento dessa iniciativa foi de mais de meio milhão e contou com a colaboração de 50 equipes técnicas e 140 profissionais da distribuidora de energia. O principal objetivo da ação foi aprimorar o fornecimento de energia na área, visando proporcionar maior confiabilidade e constância no serviço, que é essencial para a área comercial e turística local, grandes forças econômicas e de geração de emprego na região.

A modernização abrangeu uma extensa linha de distribuição de aproximadamente 170 km, envolvendo a substituição de componentes e a realização de podas de árvores para minimizar interrupções causadas por condições climáticas adversas. Além disso, a inovação tecnológica, como o uso do Starlink para melhorar a comunicação em áreas remotas, contribuiu para a eficácia da operação. Com essa modernização, milhares de famílias e empreendimentos locais, como pousadas e restaurantes, terão maior segurança no fornecimento de energia na região.

Dicas de Segurança

Conforme o Coordenador da Energisa, Tony Franco, em situações de adversidades climáticas a segurança das pessoas deve ser levada sempre em primeiro lugar. “Então orientamos a todos para tomarem cuidado com objetos na rede elétrica ou cabos rompidos no chão. Se você por acaso ver alguma situação como essa acione a Energisa por meio de um dos nossos canais digitais que a gente vai deslocar uma equipe o mais rápido possível para mitigar o risco”, completou. 

A concessionária orienta ainda, caso ocorra queda de energia durante uma tempestade, que os clientes desliguem os aparelhos da tomada e aguarde o seu restabelecimento. “A segurança da população deve ser sempre prioridade”, reforça Franco. Os canais digitais da concessionária são:

GISA: www.gisa.energisa.com.br 

APP Energisa On 

Call Center: 0800 721 3330   

www.energisa.com.br
 

Fonte: Tocantins Rural