Treinamento em Paranã encerrou com aprovação total dos participantes
– Foto: Setur/Governo do Tocantins
Ter um belo atrativo natural não garante o sucesso de um destino turístico. Esta foi uma das mensagens enfatizadas pelos técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) durante os dois dias de treinamento da Caravana do Turismo, em Paranã. A programação técnica de dois dias de evento nessa quarta-feira, 30, reunindo representantes de 11 municípios das Serras Gerais.
“Tivemos uma excelente edição do projeto, com ampla participação de gestores e técnicos das prefeituras engajados no propósito de transformar o turismo no Tocantins”, comemorou o secretário de Turismo Hercy Filho.
Duas importantes ferramentas do setor foram abordadas no segundo dia: a Plataforma Integrada de Turismo (PIT) e o Mapa do Turismo. A Plataforma PIT é uma importante ferramenta de divulgação de atrativos e serviços dos municípios, dos seus equipamentos turísticos e da oferta de serviços, que deve ser preenchida pelos próprios empresários e prefeituras.
“Quanto mais detalhado, com fotos, localização, informações, melhor”, explicou a técnica Tânia Márcia, lembrando que a Setur fornece um Manual Básico de Preenchimento da Plataforma PIT, além das possibilidades de treinamento on-line e atendimento individual.
Outro desafio para os gestores públicos municipais é o cumprimento de todos os critérios para o ingresso no Mapa do Turismo do Brasil, para que o município possa ser beneficiado pelos programas federais do Ministério do Turismo(MTur). As exigências da Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021, incluem a atuação regular de um órgão de Turismo municipal e do Conselho Municipal de Turismo, a adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, possuir inventário turístico, entre outros.
“Acompanhamos a dificuldade dos municípios para mobilizar a iniciativa privada a participar dos conselhos municipais e fóruns regionais, e precisamos de estratégias para atrair essas pessoas”, ressalta a superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar. Segundo ela, o engajamento passa pela elaboração de pautas de interesse e o cumprimento das propostas que visam os projetos de fomento ao desenvolvimento do turismo nos municípios.
“Precisamos entender que nós somos uma região turística, tivemos grande evolução, mas temos que nos fortalecer”, disse o secretário de Turismo e Cultura de Paranã, Sammuel Oliveira, em nome do Fórum Regional de Turismo.
O secretário de Turismo de Rio da Conceição, Romário Cerqueira, está otimista quanto ao ingresso de municípios das Serras Gerais em 2026 no Mapa do Turismo, em função da maior proximidade da Setur. “Vocês são uma extensão nossa, precisamos dessa aproximação, desse diálogo”, comemorou.
Temporada de Praia
Último tema abordado pelo gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo Vale apresentou o diagnóstico da Temporada de Praia 2024, mostrando como o correto direcionamento de verbas pode impactar de forma positiva e como os negativos podem atrapalhar a atração de turistas. Ele também ressaltou a importância de inserir a cultura local na programação das praias, como shows com artistas regionais e montagem de barracas para venda de artesanato.
“Vale a pena acreditar no turismo e nós estamos aqui para contribuir com o desenvolvimento de cada município”, afirmou gerente de Produtos Turísticos da Setur.