Processo seletivo oferece 60 vagas para brigadistas atuarem em incêndios florestais no Tocantins

Estão abertas as inscrições para a seleção de 60 brigadistas que vão combater incêndios florestais no Tocantins ao longo de 2023. O serviço é considerado voluntário, mas os aprovados terão direito a indenização para custeio de despesas pelo trabalho.

A seleção será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (8).

Os brigadistas vão cumprir jornadas de 12 horas de atuação com descanso mínimo de 24 horas. Cada brigadista receberá uma ajuda para custear a alimentação e transporte nos dias em que trabalhar, além de uma ajuda de R$ 180 para cada turno.

De acordo com o edital, as vagas serão distribuídas em oito cidades:

Palmas: 10 vagas;
Araguaína: oito vagas;
Porto Nacional: oito vagas;
Colinas: oito vagas;
Araguatins: oito vagas;
Dianópolis: oito vagas;
Gurupi: seis vagas;
Paraíso: quatro vagas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio de um formulário eletrônico disponível. O prazo começou nesta terça-feira (9) e vai até às 18h do dia 25 de maio.

No momento da inscrição o candidato deverá escolher o local em que deseja realizar a prova, que será também o local de realização do curso, caso seja classificado.

As provas acontecerão nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis.

Segundo a organização, a relação dos candidatos inscritos será divulgada no site do Corpo de Bombeiros Militar no dia 26 de maio.

Como será a seleção

Além de preencher os requisitos do edital, como ter idade entre 18 e 50 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais, os candidatos vão passar por um Teste de Aptidão Física (TAF).

A previsão de aplicação das provas do TAF é dia 30 de maio de 2023. Os locais das provas e as possíveis alterações serão divulgadas no site dos Bombeiros

O teste de aptidão será uma caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos e os candidatos não poderão correr.

O resultado da prova e a convocação dos candidatos estão previstos para o dia 1º de junho. No dia seguinte será aberto o prazo para o curso de formação dos brigadistas, que será realizado entre os dias 5 e 9 do mesmo mês, nas unidades do Corpo de Bombeiros.          Fonte: Secom TO

Fonte: Tocantins Rural