Prefeitura intensifica ações de prevenção a febre maculosa com capivaras em parque de Palmas

A Prefeitura de Palmas realiza um plano de prevenção e controle para estudo de manejo das capivaras no Parque Cesamar, local famoso pela presença dos animais. Eles são hospedeiros do carrapato estrela, que transmite a febre maculosa, caso esteja infectado. Até o momento, Palmas não registrou nenhum caso da doença.

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses faz o monitoramento mensal do Parque para avaliar a presença e a extensão da infestação de carrapatos no local. Além disso, o órgão faz a coleta e envia para diagnóstico laboratorial de raiva e febre maculosa em capivaras que morreram no local. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirma que, até o momento, nenhum carrapato testou positivo para as doenças.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também realiza limpeza diária no parque, principalmente nas áreas de maior circulação de pessoas e capivaras, como gramado e pistas de caminhadas. O objetivo, também, é evitar o acúmulo de folhas secas, que contribuem para a proliferação do carrapato. Outras ações de limpeza e educativas também estão sendo realizadas para evitar o contato das pessoas com os carrapatos. Uma das dicas é usar roupa clara para facilitar a identificação do bicho. O carrapato precisa ficar durante seis horas no corpo para transmitir a doença.

Cuidados com os pets

Os cachorros também podem hospedar o carrapato estrela, no caso de maior contato com áreas verdes e que possam ser infestadas. A orientação é que os tutores utilizem remédios que impeçam a presença dos carrapatos nos animais, para que não contraia a doença, no caso de infecção.

O médico veterinário Bruno Lima explica como funciona a contaminação. “Os carrapatos precisam ficar no mínimo seis horas para contaminar o animal. Eles [os carrapatos] têm três ciclos de vida: sobem em algum cão ou outro bicho, como a capivara, pegam o sangue desse animal, descem de novo e fazem uma muda, normalmente em áreas verdes. Sobem novamente e fazem outra muda. Nesse período de subir é que está o risco de contaminação”, informa o veterinário.

Importante ressaltar que a capivara ou o cachorro não transmitem febre maculosa. A doença é transmitida pelo carrapato estrela quando está infectado.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos infectados. É causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça intensas, erupção cutânea e complicações em órgãos internos. É importante buscar atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos após exposição a carrapatos. Os carrapatos que atuam como vetores da febre maculosa são conhecidos como carrapatos-estrela (Amblyomma spp.), e eles podem ser encontrados em áreas rurais e de mata.

Fonte: G1

Fonte: Tocantins Rural