Palmas avança 26 posições e fica em 15º lugar como cidade empreendedora

Palmas se destaca no cenário nacional como cidade empreendedora, ficando em 15º lugar no ranking nacional do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, que avaliou 101 municípios em 2022. O levantamento, divulgado na segunda-feira, 27, demonstra que a Capital avançou 26 posições em comparação ao ICE 2022, quando ficou na 41ª posição; no ICE 2020 aparece em 53º lugar. O estudo tem origem na parceria entre a ONG Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O ICE 2023, ao destacar a evolução de Palmas, registra a criação da Casa do Empreendedor como o grande ponto positivo. Espaço exclusivo para o atendimento dos empreendedores, sendo oferecido um conjunto de serviços e projetos de apoio à qualificação e inovação, onde são atendidos Microempreendedor Individual (MEI), a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP). Os três primeiros colocados no ranking nacional foram São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Joinville (SC).

Indicadores

Para configurar a nota geral, o estudo considera sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Neste último pilar (iniciativa e instituições), Palmas alcançou a melhor pontuação – 8,28 -, ficando em terceiro lugar no ranking geral.

No tópico acesso ao capital, que trata da disponibilidade de crédito, Palmas está na 28ª posição, 5,97 pontos. Outro destaque da Capital foi no eixo capital humano, figurando na 36ª posição (6,42), destacando que o município tem ações voltadas ao desenvolvimento da mão de obra e qualificação.

Em relação à infraestrutura (transporte interurbano e condições urbanas), a Capital tocantinense ficou na 89ª posição, com a pontuação de 4,93. Outro aspecto analisado, é o mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais); com Palmas ficando no 33º lugar no ranking geral, 6,44 pontos.

No pilar ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática), Palmas ficou em 94º lugar, com 4,77 pontos. Na área de inovação (inputs e outputs), 61ª posição (5,63).

Ranking das capitais

Considerando a pontuação geral das capitais, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) elaborou o ranking desses municípios, onde Palmas ficou na 10ª posição. Nas primeiras posições, São Paulo (SP), em primeiro lugar; seguida de Florianópolis (SC) e, na terceira posição, Brasília (DF).   Fonte: Prefeitura de Palmas

Fonte: Tocantins Rural