O progresso da colheita de arroz no Brasil tem apresentado variações em diferentes regiões produtoras. De acordo com informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de arroz está apresentando um bom desempenho, com qualidade satisfatória dos grãos.
No Rio Grande do Sul, o baixo volume de chuvas e as altas temperaturas têm favorecido a colheita em todas as regiões produtoras, com qualidade satisfatória dos grãos. Em Santa Catarina, a produtividade tem sido variável, principalmente em função da irrigação realizada ao longo do ciclo produtivo. Segundo a Conab, 95% das lavouras apresentam boas condições, enquanto 4% são médias e apenas 1% estão ruins.
Em Goiás, cerca de metade das lavouras estão nas fases reprodutivas, apresentando um bom desenvolvimento. No entanto, em Mato Grosso, a maioria das lavouras está em fase de floração e enchimento de grãos, o que tem causado um atraso na colheita em relação à safra passada.
Já no Maranhão, as lavouras de arroz sequeiro encontram-se em boas condições, entre os estágios fenológicos de desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos.
Ainda segundo a Conab,a produção de arroz na safra 2022/23 está estimada em 9,9 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 8,4% em relação à safra anterior. Esse declínio se deve à redução da área plantada, aliada às condições climáticas adversas, sobretudo no Rio Grande do Sul, maior estado produtor de arroz do país.
Em relação ao avanço das operações, houve um avanço significativo na colheita de arroz na semana do dia 18 de março em comparação com a semana anterior. Apenas o estado do Maranhão apresentou uma variação pequena, permanecendo em 3% de avanço na colheita.
Tocantins apresentou o maior avanço, saindo de 30% para 50% de colheita concluída, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais. Já Goiás, que na semana anterior havia concluído 18% da colheita, avançou apenas 2 pontos percentuais, chegando a 20% de colheita concluída.
Em Mato Grosso, o avanço na colheita foi de 4,9 pontos percentuais, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram um avanço de 1% e 5% respectivamente.
Considerando os seis estados listados na tabela, houve um avanço de 5,1 pontos percentuais na colheita de arroz em relação à semana anterior. Mas em comparação ao mesmo período do ano passado, o resultado é inferior, indicando um atraso na safra deste ano.
Fonte: Agrolink