Orientação ao público sobre os serviços oferecidos pelo Naturatins é feita de forma permanente

A empreendedora Cristiane Míssio aproveitou para consultar o andamento do processo de licenciamento ambiental do seu empreendimento, localizado no município de Dianópolis
– Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Produtores rurais, empreendedores e demais usuários que não estiveram na 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) podem procurar a sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ou uma de suas unidades regionais para receberem orientações sobre licenciamento ambiental, recursos florestais, recursos hídricos, Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de atendimentos de protocolo do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), biodiversidade, emissão de carteira de pesca, dentre outros serviços.

Durante a 23ª Agrotins, que terminou no sábado, 20, o público atendido no estande do Instituto pela equipe do Orienta Naturatins saiu satisfeito. A empreendedora Cristiane Míssio, que aproveitou sua passagem pelo evento para consultar o andamento do processo de licenciamento ambiental do seu empreendimento, localizado no município de Dianópolis, foi uma das pessoas que saiu satisfeita com o atendimento. “Estou imensamente satisfeita. Nunca vi um lugar com pessoas tão educadas, como nos órgãos públicos do Tocantins, especialmente o Naturatins. Aqui as pessoas procuram atender da melhor forma possível, explicam tudo nos mínimos detalhes e esclarecem todas as dúvidas”, destacou.

Avaliação

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, avaliou positivamente a participação do órgão na Agrotins. Segundo ele, contribuir com o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Ele destacou, ainda, que a satisfação do público mostra que o objetivo foi alcançado, que é prestar um serviço de qualidade, de forma ágil e desburocratizada para o pequeno, médio e grande produtor.

O diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Mansur Pimpão, destacou a importância da participação do Orienta Naturatins na Feira. “Esses atendimentos são muito importantes, tanto para o órgão que passa a ouvir a cadeia produtiva, quanto para os empresários e produtores rurais, que têm acesso diretamente à equipe técnica para esclarecer uma dúvida mais criteriosa”, frisou. 

Ações

Ainda durante a Agrotins 2023, o presidente Renato Jayme realizou entrega de cartões de custeio a pesquisadores. Na ocasião, 12 projetos de pesquisa aprovados no edital Fapt/Naturatins foram apresentados no Seminário Marco Zero. O investimento foi de R$ 1,3 milhão, de um recurso oriundo de compensação ambiental para ser aplicado em Unidades de Conservação. Cada projeto selecionado recebeu R$ 100 mil. Na oportunidade, o presidente reforçou a importância do órgão em apoiar essa iniciativa. “Neste momento, em que o setor produtivo tem se mostrado cada vez mais forte e representativo, precisamos buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável. E por meio desses projetos, além de estimular a pesquisa, estamos colaborando com a preservação da nossa biodiversidade”, destacou.

Colaborar com a preservação ambiental é prioridade para o Naturatins. Com esse propósito, o órgão distribuiu ao público presente na Feira, 270 mudas de árvores nativas do Cerrado tocantinense. Entre as mudas estavam ipês roxos, favas de bolota, aroeira, açaí e jatobás. Elas foram produzidas no Viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL) e fazem parte das ações firmadas no acordo de cooperação técnica entre o Naturatins e o Instituto Perene.

 Confira aqui os locais de atendimento e, abaixo, os canais de comunicação disponíveis.

Whatsapp do Sigam: (63) 9 9958-8829

Whatsapp do Condutor Ambiental: (63) 9 9128-2233

Whatsapp Linha Verde: (63) 9 9106-7787

Linha Verde: 08000 063 1155


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins