Nível de rio sobe quase sete metros e deixa mais de 150 pessoas desalojadas no norte do Tocantins

O nível no rio Lontra, que passa pelo município de Araguanã, no norte do estado, está quase sete metros acima do patamar considerado dentro da normalidade. Até esta quarta-feira (22), a cheia deixou pelo menos 150 pessoas desalojadas, que integram 35 famílias.

Segundo a Defesa Civil, a cheia causada pelas chuvas recorrentes nesta semana já atingiu 73 casas em três bairros da cidade. Também deixou nove ruas alagadas.

Na zona rural, a água invadiu 15 chácaras, um local usado como criatório para piscicultura e duas plantações de agricultura familiar.

As famílias afetadas foram levadas para a creche Maria Nazaré, Escola Municipal Tiradentes, Centro do Idoso, Salão Paróquial, Quadra Coberta e casas de parentes e amigos, até que o nível baixe. Atualmente, o rio está 6,9 metros acima do normal.Na terça-feira (21), quatro famílias foram levadas para um dos pontos que estão atendendo os desalojados. mais de 30 famílias já tinham sido atingidas pelos alagamentos.

São Miguel do Tocantins

Em São Miguel do Tocantins, uma das cidades mais afetadas pelas cheias em decorrência das chuvas em 2022 está em estado de alerta. Conforme o monitoramento no Rio Tocantins, a defesa Civil informou que o nível está 7.54 acima do normal.Para esta quarta-feira (22) a expectativa é que pode chegar a 8 metros.

Por isso, os moradores distrito de Bela Vista, Vila Vitória, Vila União e loteamento Ville, em áreas ribeirinhas, devem ficar atentos para deixarem as casas em caso de alagamentos.

Fonte: G1

Fonte: Tocantins Rural