Pium é um dos municípios que compõem a APA Ilha do Bananal/Cantão
– Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Agência Regional de Paraíso, realiza em Pium, nesta quinta-feira, 24, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, atividades da Agenda Ambiental.
A programação inicia às 8 horas, na Escola Municipal Vereador José Pinto, na comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Macaúba, com capacitação em apicultura e meliponicultura. A capacitação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre o órgão ambiental e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e tem foco em fortalecer cadeias de valor da sociobiodiversidade em comunidades residentes em Unidades de Conservação (UCs) e nos seus entornos. Entre os aspectos que serão abordados estão: a história da apicultura; por que criar abelhas; conhecendo as abelhas; calendário apícola; plano de negócios; e mercado apícola.
Às 9 horas, na Escola Municipal Vereador José Pinto, no PA Macaúba, acontece palestra sobre Estratégias de Prevenção a Incêndios Florestais com foco no Manejo Integrado do Fogo (MIF), com o supervisor do Parque Estadual do Lajeado (PEL), o biólogo Lyon Cardoso. A atividade conta com o apoio da gestão da APA Ilha do Bananal/Cantão e da Defesa Civil de Pium. Ainda durante a manhã, Bruno Tácito, comanda uma roda de conversa sobre licenciamento ambiental, e a guarda-parque Marina Morenna, ambos da Agência Regional de Paraíso, realiza a sensibilização ambiental e contação de história do livro Aventura em Terras Protegidas com a comunidade escolar.
No período da tarde, a Defesa Civil de Pium e a APA Ilha do Bananal/Cantão realizam visita às chácaras do PA Macaúba para orientação em relação aos cuidados com o fogo.
A programação completa está disponível no site do Naturatins.