Entre as ações estão a instalação de câmeras do Programa Monitora
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Após a abertura definitiva à visitação, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) passa por uma série de melhorias em sua estrutura. As ações, realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), incluem adequações nas cercas, construção de praças de descanso ao longo das trilhas, instalação de sinalização, abertura de dois novos percursos autoguiados e a instalação de câmeras do Programa Monitora. As mudanças estão sendo implementadas de forma gradativa, com o objetivo de oferecer maior segurança e conforto aos visitantes.
A supervisora do PEL, Camilla Muniz, explicou a importância das ações em andamento. “A reforma das cercas é essencial para delimitar a área e evitar invasões, garantindo a proteção do território. Já as estruturas nas trilhas são voltadas à segurança e ao conforto dos visitantes, especialmente com o aumento esperado no fluxo de pessoas. Atualmente, temos duas trilhas autoguiadas, sendo uma voltada para pequenos grupos e outra para grupos maiores. Também estamos preparando mais dois percursos, mais longos, que exigirão acompanhamento de guia. Futuramente, planejamos até oferecer travessias pelo PEL”, informa.
Ela acrescenta ainda que equipes de brigadistas estão envolvidas na estruturação e manutenção das trilhas.“É um trabalho contínuo, que envolve não só a abertura, mas a manutenção. Inclusive, estamos contando com a participação da comunidade”, completa.
Além disso, os guardas-parques estão encarregados da sinalização e demarcação dos trajetos, utilizando madeira reaproveitada da própria área para delimitar os caminhos, o que contribui para evitar a compactação do solo e preservar a camada orgânica — essencial para a conservação ambiental.
Prevenção a incêndios
A supervisora do PEL ressalta o trabalho intenso em ações preventivas realizadas entre maio e meados de julho para evitar incêndios. “As ocorrências que possam surgir tendem a ser controladas rapidamente, graças ao trabalho preventivo que foi feito com antecedência”, reforça.
As ações de combate e prevenção às queimadas contam com o apoio das equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado, que atuam de forma integrada, especialmente nos topos de morros , que são áreas críticas para a propagação de incêndios e que podem atingir propriedades vizinhas.
Visitas
As visitas ao PEL estão liberadas de forma definitiva, com atendimento ao público de segunda a domingo, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento para visitas individuais. Para grupos maiores ou agendamentos fora desse horário, é necessário entrar em contato com a equipe pelo e-mail pel@naturatins.to.gov.br.