Pessoas da comunidade durante realização do curso oferecido pelo Naturatins e pelo Ruraltins
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou um curso sobre Sistemas Agroflorestais e Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A capacitação ocorreu na Fazenda Esperança, localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Lajeado, como finalidade de melhorar a qualidade no consumo de alimento da comunidade.
Sistemas Agroflorestais são formas de plantação de não só uma espécie, mas várias com sazonalidades diferentes. Assim, durante todo ano, a comunidade tem o que consumir e ainda pode comercializar o excedente, gerando renda familiar.
A supervisora da APA, Camila Muniz, explicou que durante o curso, além dos fundamentos teóricos sobre as técnicas, os participantes também tiveram oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam. “Foram plantadas mudas de caju, cajá, baru, banana, tamarindo, cupuaçu, camu-camu, entre outras espécies nativas do Cerrado, além de espécies que consumidas no dia a dia”, ressaltou.
Parceria entre órgãos
O curso é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre Naturatins e Ruraltins, visando ao fortalecimento socioambiental dentro das unidades de conservação do Estado. Por ser uma área de proteção, existem limitações para produção agrícola, e o curso ajuda a comunidade a adquirir maneiras para garantir renda, ao mesmo tempo em que o equilíbrio ambiental é mantido.