Naturatins realiza ação de educação ambiental no Assentamento Macaúba, em Pium

Ação busca promover transformação de base, começando com as crianças nas escolas, que se tornam multiplicadoras do conhecimento e alcançam os adultos
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu, nos dias 18 e 19, uma ação educativa de prevenção e combate a incêndios com a comunidade escolar do Projeto de Assentamento Macaúba, em Pium. A atividade integra o projeto Saberes Tradicionais e Sustentabilidade, realizado pela Regional de Paraíso do Tocantins em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pium e a Brigada Municipal.

Além da prevenção e do enfrentamento às queimadas, foco central da iniciativa, a programação abordou temas como pesca responsável, recuperação de áreas degradadas, obtenção da carteira de pesca, período de defeso e cota zero. Também foi destacada a importância de recolher o lixo durante acampamentos e pescarias, a fim de evitar a contaminação dos recursos hídricos e da fauna aquática.

A supervisora da regional, Rute Marinho, apresentou orientações sobre hipótese de queima controlada, procedimentos para solicitação e períodos proibitivos, além do Manejo Integrado do Fogo, técnica planejada para reduzir riscos de incêndios florestais.

A supervisora Rute enfatizou o papel da comunidade na proteção do Cerrado. “Esse trabalho promove uma transformação de base, começando com as crianças nas escolas, que se tornam multiplicadoras do conhecimento e alcançam os adultos. O contato direto com as comunidades permite prevenir passivos ambientais, levando informação e apoio para que produtores e moradores adotem práticas sustentáveis no dia a dia”, afirmou.

A programação incluiu ainda visitas técnicas a propriedades de mulheres extrativistas. “Buscamos fortalecer sistemas que aliam preservação e geração de renda, como o extrativismo praticado por elas no assentamento, demonstrando na prática que conservar o Cerrado pode ser também fonte de sustento”, destacou Rute.

A equipe também esteve no PA Toledo, onde realizou visitas técnicas às propriedades de mulheres extrativistas, com destaque para dona Zuleide Pereiras, e distribuiu mudas frutíferas e nativas. A Secretaria Municipal doou mudas de açaí, e o Naturatins entregou espécies como ipê, mangaba e bacaba, ação que incentiva a recomposição vegetal, a preservação ambiental e a geração de renda sustentável.

O Naturatins reafirma o compromisso de atuar em proximidade com as comunidades, promovendo educação ambiental, suporte técnico e ações integradas em defesa do Cerrado e da qualidade de vida das famílias tocantinenses.

Fonte: Governo do Tocantins