Naturatins promove última etapa da capacitação da Brigada Gavião Fumaça

Parte teórica da capacitação da brigada ocorre na sede do Naturatins em Palmas
– Foto: Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins

Nesta segunda-feira, 27, inicia a última etapa de capacitação dos brigadistas florestais atuantes nas Unidades de Conservação estaduais da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, da APA Serra do Lajeado e do Parque do Lajeado (PEL). Promovida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o propósito é aprimorar as habilidades dos profissionais da brigada Gavião Fumaça para a prevenção e o combate a incêndios de maneira eficaz e precisa, além de solidificar o entendimento sobre a respectiva Unidade de Conservação em que atuam.

Na sede do Naturatins em Palmas, ocorre a parte teórica do evento, que segue até a quarta-feira, 29, com a parte prática no Parque do Lajeado (PEL), com os profissionais que atuam na APA Lago de Palmas, na APA Serra do Lajeado e no PEL.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, participou do evento na manhã desta segunda-feira e reforçou a importância de valorizar os profissionais que atuam na brigada, a fim de ter um efetivo qualificado, com conhecimentos técnicos e práticos para combater os incêndios florestais de forma exitosa e proteger um dos bens mais valiosos do Estado que são as Unidades de Conservação. “Temos nos esforçado bastante para garantir uma infraestrutura e condições de trabalho adequadas, além de equipamentos seguros para o exercício da função. Avançamos muito e iremos melhorar cada vez mais. Por isso, contem com nossa dedicação e nosso empenho para garantir as melhorias necessárias nesse trabalho tão importante realizado por cada um de vocês”, concluiu o presidente.

Além das abordagens a respeito do Manejo Integrado do Fogo (MIF), este ano, outros temas passam a compor o conteúdo programático como a introdução ao geoprocessamento, o uso de GPS e as mudanças climáticas. Além das equipes do Instituto, ministram aulas profissionais da Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

As primeiras etapas foram realizadas em Mateiros para os brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ); e em Caseara, para os brigadistas da APA Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão (PEC) e profissionais do Monumento das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) e da APA Nascentes de Araguaína.

Programação

Na segunda-feira, 27, no período da manhã, houve a palestra sobre o Conceito de Unidades de Conservação; Mapa com as UCs Estaduais, ministrada pela gerente Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins Sâmyla Tássia Valadares; a apresentação sobre APA Lago de Palmas, ministrada pelo supervisor Abel Cardoso; e a apresentação do Parque do Lajeado, ministrada pelo supervisor da unidade, Lyon Cardoso.

Ainda no período matutino, ocorreu a palestra sobre o Plano de manejo/ Zoneamento, sobre a UC onde será realizada a capacitação, Legislação (Snuc e Seuc) e Licenciamento dentro das UCs, ministrada pelo técnico do Naturatins, Vitor Moreto.

No período da tarde da segunda-feira, 27, palestra sobre Conceito e elementos do MIF; MAPA de combustão; Prevenção de incêndios através do manejo do fogo de base comunitária e de queimas prescritas; Análise de imagens, ministrada pelos supervisores do Parque do Lajeado, Lyon Cardoso; e pelo supervisor do Monaf, Hermísio Alecrim.

Na terça-feira, 28, período da manhã, terá a palestra com o tema Atribuições da brigada, ministrada pelo supervisor do Monaf, Hermísio Alecrim; e Introdução das condições climáticas: interferência das mudanças climáticas nos incêndios florestais, com a Dra. Roberta Araújo e Silva da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aulas práticas de geoprocessamento e uso de GPS, ministradas por Vanderson Rodrigues, inspetor de Recursos Naturais do Naturatins e Erivaldo Martins, fiscal ambiental.

Na quarta-feira, 29, no período da manhã, terá a palestra  Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e primeiros socorros, ministrada por um representante da Defesa Civil. E na sexta-feira, 3, à tarde, haverá a palestra Prática das Estratégias de Combate aos Incêndios Florestais e MIF (aula prática), também ministrada por representante da Defesa Civil.

Fonte: Governo do Tocantins