Facebook Instagram Twitter Youtube
  • Quem somos
  • Contato
Buscar
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Crie a sua conta aqui
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Bico Rural
  • Quem somos
  • Contato
Facebook Instagram Twitter Youtube

Naturatins promove diálogo sobre manejo do fogo e proteção da fauna na APA Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão

maio 29, 2025
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Inspetor de Recursos Naturais, Karllayle Azevedo, abordou em sua participação aspectos sobre a regularização ambiental das propriedades
    – Foto: Flávia Mendes/Governo do Tocantins

    Com o objetivo de fortalecer o diálogo com as comunidades locais e promover ações sustentáveis nas Unidades de Conservação (UCs), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nessa quarta-feira, 28, o primeiro encontro da série de diálogos comunitários sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e a preservação da fauna silvestre, com ênfase nas ariranhas. A reunião ocorreu no Projeto de Assentamento (PA) Manchete, localizado no município de Marianópolis, e reuniu cerca de 60 participantes, entre moradores, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura Municipal de Marianópolis, além de técnicos e representantes do órgão ambiental.

    Durante o encontro, foram discutidas questões que impactam diretamente o cotidiano da população local e o equilíbrio ambiental da região, como a escassez de água, os incêndios florestais, o desmatamento, e práticas predatórias de caça e pesca. A iniciativa integra as ações do Naturatins nas duas UCs da região: a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, de uso sustentável, e o Parque Estadual do Cantão (PEC), uma unidade de proteção integral.

    A supervisora do PEC, Aline Vilarinho, apresentou as diretrizes que norteiam cada tipo de UC e destacou a importância da educação ambiental, da pesquisa e do turismo responsável. Ela também explicou que o período ideal para o manejo do fogo – especialmente para a construção de aceiros preventivos – ocorre nos meses de maio e junho, quando as condições climáticas são mais favoráveis, como a umidade relativa do ar, temperatura amena e vento controlado.

    “Estamos à disposição com a Brigada Gavião Fumaça para auxiliar as comunidades nesse período estratégico. Nosso objetivo é orientar, esclarecer e construir juntos soluções eficazes para a convivência sustentável com o meio ambiente”, destacou Aline.

    A conservação da fauna foi outro ponto central da reunião. A bióloga Samara Almeida, coordenadora do Pro-Ariranha, abordou a riqueza da biodiversidade local e destacou a importância das ariranhas como espécie bioindicadora da qualidade dos ecossistemas aquáticos. “A presença da ariranha é um forte indicativo da saúde dos nossos rios. Preservar essa espécie é também cuidar da água que abastece e sustenta as comunidades da região”, explicou Samara.

    O presidente da Associação do PA Manchete, Rosimar Alves Azevedo, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da continuidade desses encontros. “Foi uma reunião muito proveitosa. Vamos colher frutos disso, sem dúvida. A comunidade participou ativamente e está consciente da importância de proteger o meio ambiente e prevenir os incêndios. O Naturatins está de parabéns, e nós da associação estamos à disposição para colaborar,” afirmou Rosimar.

    A equipe do Naturatins também reforçou os canais disponíveis para denúncias de crimes ambientais pelo Linha Verde 0800 063 11 55 e mensagem de texto Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, o que garante segurança aos cidadãos engajados na proteção ambiental.

    Os encontros seguem nesta quinta-feira, 29, no PA Onalício Barros, e na sexta-feira, 30,  no PA Macaúba.

    Fonte: Governo do Tocantins

    Share
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      bicorural

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Governo do Tocantins abre inscrições para o Concurso Estande Sustentável

      Gabriel Faria - Pesquisa avaliou mais de 370 estudos, indica áreas com potencial de recarbonização do solo e subsidia políticas e ações voltadas à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, a exemplo da integração lavoura-pecuária-floresta (foto acima)

      Estudo quantifica déficit de carbono associado a mudanças de uso da terra no Brasil

      Naturatins reforça fiscalização durante a Operação Piracema nas regiões norte e sul do Tocantins

      [INSERT_ELEMENTOR id=”995″]

      ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

      Com ações do Governo do Tocantins, Estado entra na Rota Nacional...

      Adapec e órgãos definem calendário de Recebimento Itinerante de embalagens vazias...

      Comitiva gado Brangus Pantanal

      comitiva com mais de 1,3 mil cabeças de gado brangus cruza...

      carne bovina, carnes, abate

      COMÉRCIO EXTERIOR Carne do Brasil: importação pelos EUA cresce quase 500% Os...

      MAIS LIDAS

      Em Porto Nacional está sendo feito mutirão para cadastro de negócios...

      Loba é resgatada com duas patas quebradas depois de ser atropelada

      Governo do Tocantins realiza oficina sobre fiscalização do capim-dourado e buriti

      Mais quatro países voltam a comprar carne bovina do Brasil

      Carregar mais
      SOBRE NÓS
      Bico Rural é um veículo de informação que tem o objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região norte do Tocantins.
      SIGA-NOS
      Facebook Instagram Twitter Youtube
      © 2020 - Bico Rural