Sob orientação da equipe da Defesa Civil e gestores das unidades de Conservação, brigadistas executam a prática do MIF
– Foto: Stefani Oliveira/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), encerrou nessa sexta-feira, 3, a capacitação da Brigada Gavião Fumaça, que iniciou no dia 1° de maio, em Mateiros.
O Estado sofre com os incêndios florestais, que afetam algumas regiões e agridem o Cerrado. Neste sentido, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), promoveu uma programação extensa de palestras, formações, dinâmicas, troca de experiências e práticas do Manejo Integrado do Fogo (MIF) entre os brigadistas que atuam no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão.
Na sexta-feira, os brigadistas participaram da palestra com o tema Apresentação de equipamentos e primeiros socorros, ministrada pelo subtenente Vianei de Souza Silva e o soldado Matheus Gabriel Aires (Defesa Civil); além da palestra Comunicação em Campo, com o servidor do Naturatins Alessandro Machado.
Alessandro Machado explicou que em virtude de algumas regiões do PEJ serem remotas, isoladas, é necessário usar equipamentos para auxiliar na comunicação dos brigadistas durante as ações de controle de incêndios florestais. “Sem comunicação, não há entendimento, então, precisamos usar dessas ferramentas para auxiliar o nosso trabalho em campo”, finalizou.
Encerrando as atividades, foi a vez dos brigadistas veteranos e novatos colocarem todo o conhecimento adquirido em prática, executando o MIF em campo. A aula prática ocorreu em uma área na Serra do Espírito Santo na APA do Jalapão, nos limites do PEJ.
A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), Sâmylla Valadares, falou do sentimento de pertencimento. “Encerramos o primeiro ciclo de capacitação com os brigadistas da região do Jalapão, com aula prática coordenada pela equipe da Defesa Civil e gestores das unidades de Conservação, com orientações para combate a incêndios florestais e MIF. E o sentimento que fica é o de pertencimento, de família, de união. É gratificante ver que todos saíram desse evento satisfeitos com tudo que aprenderam e vão multiplicar esse conhecimento, que foi partilhado também entre veteranos e novatos”.
Fogo e Cerrado
O MIF compreende diversas etapas, sendo a prevenção/educação, preparação/prontidão, supressão/resposta e pós-fogo. A participação social é crucial para um manejo responsável, pois leva em consideração a cultura tradicional e a promoção de boas práticas. Ele é a abordagem mais moderna que existe, voltada para minimizar a ocorrência de grandes incêndios florestais e para conservar a biodiversidade do Cerrado, um bioma savânico onde o fogo é um elemento determinante de sua composição e dinâmica.
Nas Unidades de Conservação, o Manejo Integrado do Fogo é uma prática consolidada e uma ferramenta indispensável para a conservação da biodiversidade do Estado. Segundo levantamento feito pela equipe da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, em 2023, houve redução do número de incêndios florestais nas unidades de Conservação geridas pelo órgão ambiental e aumento do número de queimas prescritas.
Olhar do brigadista
Quilombola do povoado Mumbuca, Natanael Alves está no Naturatins desde 2012, na valorosa missão de atuar na Brigada Gavião Fumaça. Esta é a 5° vez que ele participa da capacitação de brigadistas do órgão e além da consciência do seu papel na conservação da biodiversidade, ele fala da experiência adquirida ao longo dos anos, bem como os novos aprendizados. “É um orgulho preservar e cuidar daquilo que também é nosso. O trabalho do brigadista é cercado de desafios, mas também, é gratificante ver nosso PEJ bem cuidado para as futuras gerações. A capacitação nos dá sempre a oportunidade de aprender mais e também compartilhar a nossa experiência. Antes eu tinha muito medo do fogo, mas, nós aprendemos a trabalhar com o fogo, e vimos que ele trabalha a nosso favor. Com o MIF entendemos que ele não é nosso inimigo, quando ele é bem manejado, ele se torna nosso aliado. Estou feliz em ter participado de mais uma capacitação. O que eu aprendi hoje, posso partilhar com a minha comunidade, pois juntos, podemos preservar e cuidar do que é de todos nós”, finalizou o brigadista
A próxima capacitação ocorre de 8 a 10 de maio, no Parque Estadual do Cantão, em Caseara.