Brigadistas das Unidades de Conservação da região Central do Tocantins, durante aula prática
– Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta quarta-feira, 29, a quarta e última etapa de capacitação no Parque Estadual do Lajeado (PEL) para os brigadistas florestais atuantes nas Unidades de Conservação estaduais da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, APA Serra do Lajeado e Parque Estadual do Lajeado. Com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades dos profissionais da Brigada Gavião Fumaça para prevenir e combater incêndios de forma eficaz e precisa, além de fortalecer o conhecimento sobre a Unidade de Conservação (UC) onde atuam, as capacitações começaram pelos profissionais da região do Jalapão, no início deste mês.
As primeiras etapas ocorreram em Mateiros, para os brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e Parque Estadual do Jalapão (PEJ); e em Caseara, para os brigadistas da APA Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão (PEC). Na última semana, para os profissionais do Monumento das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) e da APA Nascentes de Araguaína.
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, participou da abertura do evento na sede da autarquia, em Palmas, nessa segunda-feira, 27, e destacou a importância de valorizar os profissionais da brigada, garantir um efetivo qualificado, com conhecimentos técnicos e práticos para combater incêndios com sucesso e proteger um dos maiores patrimônios do Estado, que são as Unidades de Conservação. Na oportunidade, o gestor afirmou que a instituição tem se empenhado em assegurar infraestrutura e condições de trabalho adequadas, além de fornecer equipamentos seguros para o desempenho das funções.
Este ano, além das abordagens sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), novos temas foram incluídos no conteúdo programático, como introdução ao geoprocessamento, uso de GPS e mudanças climáticas. As aulas foram ministradas pelas equipes do Instituto, e também por profissionais da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Técnicas de combate e primeiros socorros
O supervisor do PEL, Lyon Cardoso, explicou os aspectos estudados para a escolha da área para aula prática de queima controlada, realizada na manhã desta quarta-feira, 29. “É uma região da APA Serra do Lajeado, com capim agreste, que não foi queimada ano passado e adequada para o ensino de técnicas de combate. É uma área interessante para utilizar metodologias de combate e também aproveitamos para fazer nossa queima prescrita”, pontuou.
O subtenente da Defesa Civil, Whylasson Lopes Gomes, enfatizou que a aula prática de primeiros socorros trouxe a importância de os brigadistas conhecerem bem o local e saberem como agir em caso de incidentes, para que estejam preparados para trabalhar em regiões propensas a acidentes.
Avaliação
Responsável pelo planejamento e execução das capacitações, a gerente Sâmyla Tavares, avaliou positivamente o trabalho realizado. “Foi um mês de capacitações, onde conseguimos capacitar 80 brigadistas das Unidades de Conservação do Estado. A capacitação foi positiva e atendeu às expectativas e os objetivos. Podemos verificar o empenho dos brigadistas em assimilar os conteúdos programáticos, isto é fundamental para ações de preservação ambiental e do Manejo Integrado do Fogo”, concluiu.