Na Agrotins, Ruraltins terá vitrines agrotecnológicas das cadeias produtivas voltadas para a agricultura familiar
– Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins
Com vitrines agrotecnológicas das cadeias produtivas voltadas para a agricultura familiar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está finalizando as áreas demonstrativas para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2023, que ocorrerá de 16 a 20 de maio, Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.
Seguindo o tema da feira deste ano, Compliance no Agro, o órgão rural vai apresentar propostas que atendem o público desde a elaboração de projetos de atividades agrícolas economicamente viáveis a ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e formalizados.
Com estrutura montada na lateral esquerda, sentido lago, as vitrines agrotecnológicas do Ruraltins preparadas para esta edição serão piscicultura em tanque escavado; cultivo do maracujá; frutas amazônicas, o açaí e a pupunha; a baunilha do Cerrado; mandiocultura; ovinocultura; apicultura e meliponicultura; os sistemas integrados Lavoura, Pecuária ILP; Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e agroflorestais (SAFs).
Além das vitrines, que trazem tecnológicas voltadas para atender as demandas do mercado consumidor da capital e do interior do Estado, com a otimização de recursos, o Ruraltins também estará presente no Pavilhão da Agricultura familiar, acompanhado 16 expositores agricultores e agroextrativistas assistidos pela extensão rural.
Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, a participação do órgão na Agrotins, a maior feira da região Norte do país, “é mais uma oportunidade para os produtores e os visitantes da área do Ruraltins conhecerem de perto técnica de manejo correto e a aplicabilidade desses sistemas de produção, no sentido de dominarem as técnicas de cultivo, conhecer os benefícios e as vantagens que essas práticas trazem”.
Dia D da Agricultura Familiar
Na sexta-feira, 19, está previsto também o Dia da Agricultura Familiar, encontro dentro da feira que tem como finalidade formalizar parcerias institucionais com políticas públicas voltadas para desenvolvimento, fortalecimento e valorização da família rural.
“Esta ação, que vai reunir as caravanas com os produtores, é uma demanda do governador Wanderlei Barbosa, pensando no desenvolvimento de cadeias produtivas prioritárias no Estado para a agricultura familiar. E é exatamente isso que estaremos apresentando na Agrotins dessa edição, inseridas dentro do nosso Plano Ater Tocantins [Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado], enfatizou o gestor.
No encontro, o Ruraltins também fará a doações de mudas e manivas de mandioca e mudas de maracujá aos produtores presentes.
Workshop Avicultura Caipira
Ainda na sexta, o órgão e parceiros vão promover o 1° Workshop de Avicultura Caipira da Agrotins, na área Institucional do Ruraltins, com palestras sobre como inovar na criação de Frangos Caipira, Nutrição e Desafios na produção de ovos caipiras. Ação em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Granjas BS, Guabi e Globoaves.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.