Atendendo à solicitação da Associação de Agricultores Familiares PA Macaúba, em Pium, o Senar promoveu o curso de olericultura orgânica com foco em capacitar mulheres da comunidade. O treinamento foi destinado às esposas e filhas de produtores atendidos pela assistência técnica do Senar.
A iniciativa beneficiou 15 mulheres e teve a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura, que distribuiu kits com adubo e sementes de variadas frutas e verduras. Durante a capacitação, as participantes conheceram técnicas de manejo sustentável, compostagem e adubação.
Com o conhecimento adquirido no curso, elas pretendem comercializar as hortaliças para a alimentação escolar do município. Antes, o cultivo ocorria em apenas uma propriedade. Após o treinamento, já se estendeu para outras áreas do assentamento. Com esse trabalho, a expectativa é que as mulheres possam ter uma renda extra.
“Está sendo uma ótima oportunidade para que possamos melhorar nossa terra e ter mais independência financeira”, destacou Gislane Silva. “Apesar de viver do cultivo da terra desde criança, acabamos por pensar que conhecemos tudo sobre plantação; o curso veio para apresentar novas experiências”, disse Aldenira Souza, outra participante.
“Estamos aproveitando a matéria orgânica do cerrado como esterco de gado, cinzas, restos de palmito de babaçu e realizando a compostagem; as mulheres atendidas são arrojadas e esse foi o diferencial”, destacou o instrutor do curso, James Lage. “Não sabíamos aproveitar os materiais, mas através do curso de olericultura do Senar, aprendemos técnicas de aproveitamento de tudo que temos à disposição”, disse Maria Teresa Marinho, aluna do curso.
“Estamos satisfeitos com essa parceria. Só temos a agradecer pelo aprendizado que o Senar está trazendo às famílias da comunidade”, finalizou Valdir Mesquita, presidente da Associação de Agricultores Familiares PA Macaúba.
Fonte: FAET