Moradores da Zona Rural também podem renegociar dívidas de energia pelo Programa Desenrola Brasil: descontos chegam a 75%

Foto: Energisa/Divulgação

 

A Energisa aderiu ao Desenrola Brasil, do Governo Federal, e até o próximo dia 29 de outubro, oferece até 75% de desconto nas dívidas de clientes elegíveis ao programa em todas as nove distribuidoras do Grupo, inclusive no Tocantins.

 

O Programa atende consumidores urbanos e também pessoas que moram na zona rural, que podem renegociar suas dívidas de energia com a Concessionária. Desde o seu lançamento em 9 de outubro, o programa visa combater a inadimplência, a partir de alguns critérios. “Produtores rurais, agricultores familiares e moradores da zona rural também podem renegociar suas dívidas com a Energisa. Basta se enquadrar nos critérios de elegibilidade estabelecidos no Programa”, explica Narjara Bolentini, coordenadora da Energisa.

 

A concessionária de energia também firmou uma parceria com o PROCON, com o o intuito de orientar sobre seus direitos e fornecer canais eficazes para a negociação de débitos. “O Desenrola Brasil não conhece fronteiras geográficas. Estamos aqui para ajudar não apenas os consumidores urbanos, mas também aqueles que trabalham arduamente na zona rural. É um passo crucial para garantir que todos, independentemente de onde vivam, tenham acesso a condições justas para regularizar suas dívidas de energia”, afirmou Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon.

 

A participação da Energisa no programa é um reflexo do compromisso da empresa em colocar os clientes no centro de seus serviços. “Compreendemos as dificuldades enfrentadas por nossos clientes. Estamos comprometidos em fornecer oportunidades para que possam reajustar sua situação financeira. O programa Desenrola Brasil não se trata apenas de descontos, mas também de oferecer condições extremamente favoráveis em termos de taxas de juros e opções flexíveis de pagamento”, reforça Narjara.

 

Além de moradores da zona urbana, pessoas que moram na zona rural podem iniciar o processo de negociação acessando a plataforma Desenrola pelo site www.gov.br/desenrola. Os clientes terão até 20 dias para concluir o procedimento. Importante ressaltar que, segundo as diretrizes do governo federal, os clientes com dívidas leiloadas pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3) podem parcelar em até 60 vezes com instituições cadastradas. Todos, no entanto, têm direito a um desconto de até 75% oferecido pela Energisa.

 

O programa oferece flexibilidade nas formas de pagamento, incluindo débito em conta corrente, boleto bancário ou PIX. Para aderir ao Desenrola, os clientes precisam se cadastrar no portal do governo e obter as certificações Ouro ou Prata, conforme explicado no site do governo digital (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br).

 

Critérios de elegibilidade

 

– ser pessoa física com renda de até 2 salários-mínimos (média entre janeiro e maio de 2023) ou inscrita no CadÚnico;

 

– possua dívidas que foram negativadas até 31/12/2022 e que permaneçam ativas em 28/06/2023;

 

– data de vencimento a partir de 01 de janeiro de 2019;

 

– valor da negativação seja igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por apontamento

 

Canais de atendimento da Energisa:

 

Chat Gisa – www.gisa.energisa.com.br

 

Aplicativo Energisa ON

 

www.energisa.com.br.

Fonte: Tocantins Rural