O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), presente desde a primeira edição da Agrotins, exibe vitrines tecnológicas para a agricultura familiar.
No primeiro dia da feira, a exposição de melíponas é a atração para os agricultores familiares. Serão apresentados manejo e cuidados com as colônias: instruções práticas sobre como criar, alimentar e proteger as colônias de abelhas sem ferrão.
A oficina aborda sobre a construção de caixas apropriadas, a escolha de locais adequados para a instalação das colônias e técnicas de manejo para evitar doenças.
O técnico do Ruraltins, Wandro Gomes, responsável pelas oficinas, traz como proposta ajudar os criadores a não cometerem os erros que ocorrem em muitos eventos, que por falta de informação perdem os enxames. “As práticas realizadas durante a feira, podem evitar prejuízos na criação. Será mostrado todo o passo a passo da construção do enxame com menos trabalho”, pontuou o técnico.
Ainda de acordo com Wandro Gomes, “a ideia é fazer demonstrações práticas no local, utilizando materiais que dificilmente a pessoa tem acesso e, às vezes, assistem vídeos que mostram coisas que nós não recomendamos. Nós trazemos alternativas de como fazer um suporte eficiente que protege as abelhas de formiga, cupim e lagartixa de forma simples e barata”, completou o técnico.
Das cadeias produtivas desenvolvidas no Plano Ater Tocantins (Assistência Técnica e Extensão Rural), fruticultura e mandiocultura serão os temas abordados na próxima quarta-feira, 17, na área demonstrativa do Ruraltins na Agrotins 2023.
Fonte: Secom TO