Governo do Tocantins reúne mais de 120 participantes no Seminário da Agricultura Familiar em Natividade

Evento abordou temas relevantes como a Integração Lavoura, Floresta e Pecuária (ILPF), Plantio Direto, Formação e Manutenção de Pastagem
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Colégio Agropecuário de Natividade recebeu, na sexta-feira, 1º de setembro, mais 120 participantes entre produtores, alunos e técnicos, que foram prestigiados com o I Seminário da Agricultura Familiar. O evento é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e teve como objetivo promover conhecimento aos agricultores e alunos dos cursos técnico do Colégio Agropecuário, e estimular a produção com novas tecnologias, além da troca de experiências e o fortalecimento das diversas cadeias produtivas que se destacam na agricultura familiar.

O seminário abordou temas relevantes como a Integração Lavoura, Floresta e Pecuária (ILPF), Plantio Direto, Formação e Manutenção de Pastagem, Adubação Verde, Cultura do Açafrão, Apicultura e Meliponicultura.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Ruraltins Edmilson Rodrigues, o sistema ILPF, traz grandes benefícios para o produtor. “É um sistema que você trabalha a integração, seja ela Integração Lavoura e Pecuária, ou Lavoura e Pecuária e Floresta, ou Lavoura e Floresta. O sistema plantio direto seria uma das melhores estratégias para o produtor, para ele estar sobrevivendo no sistema, na atividade. Mas o produtor tem que estar atento aos resultados, até de temperatura, de solo, de solo coberto, de matéria orgânica, reciclada, é muito importante”, explicou o técnico.

O Seminário proporcionou aos alunos do colégio, a oportunidade de receber conhecimento de profissionais especializados e a escola recebeu ainda um apiário instalado no local, que será incluído nas atividades como disciplina prática.

Para o diretor do Colégio Agropecuário, Hélio Ayres, o evento traz inovação para o curso e destacou que o evento é de extrema importância para o projeto do Colégio, para a formação dos alunos e para o desenvolvimento da região, especialmente na área da apicultura.

O vice-presidente do Ruraltins, Dione Mendes, esteve presente e enfatizou a relevância das palestras realizadas no evento. “O seminário proporcionou um amplo conhecimento que será fundamental para os projetos futuros do colégio e para os programas do Ruraltins”, frisou. Dione Mendes destacou ainda sobre os benefícios que os agricultores de todo o Estado vem recebendo, como kits de hortaliças, e demonstrou a importância da iniciativa de apoio à agricultura local; expressou sua satisfação ao ver o auditório repleto de pessoas com grande entusiasmo para plantar e colher, e enfatizou o potencial de crescimento da agricultura no Tocantins. E ainda mencionou o valor do seminário com instalação de um apiário para oficina de meliponicultura, que trará benefícios significativos para a escola e a região.

Para Marcos Tadeu, responsável pela Unidade Local do Ruraltins, os temas abordados foram os mais relevantes para a região, consolidando o compromisso da instituição com o fortalecimento da agricultura familiar.

O intervalo entre as palestras proporcionou momentos de networking e interação, que enriqueceu ainda mais a experiência de todos os presentes. O destaque para a apicultura e meliponicultura demonstrou o compromisso do evento em abordar a diversidade de atividades dentro da agricultura familiar, e promoveu a conscientização sobre a importância da preservação das abelhas e sua contribuição para a biodiversidade e segurança alimentar.

 


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins