Produtores contam com orientação para implantação do SIM e Susaf na Agrotins 25 anos
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), reforça os incentivos para que os municípios tocantinenses adiram ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf/TO) durante a Agrotins 25 anos. Com o tema AgroEvolução, a feira será realizada de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
Entre as atividades, haverá uma exposição de produtores que já conquistaram o selo Susaf, com destaque para produtos como linguiça, mel, doce de leite e queijos. A mostra ficará localizada na entrada de recepção da Agrotins. A programação inclui ainda palestras voltadas para médicos-veterinários, secretários municipais de agricultura e prefeitos, explicando o funcionamento e os passos para adesão ao SIM e ao Susaf nos municípios.
No dia 15 de maio, haverá uma palestra especial para mulheres da agricultura familiar, no auditório da Secretaria de Estado da Mulher, também abordando o tema dos selos de inspeção e sua importância para a comercialização formal de produtos de origem animal.
A gerente de Agroindústria da Seagro, Ana Gabriella Boleta, destaca que a Agrotins é uma grande oportunidade para fomentar a legalização das pequenas agroindústrias. “A intenção é incentivar os municípios a aderirem aos sistemas de inspeção sanitária, possibilitando aos pequenos produtores ampliar a comercialização de produtos como ovos, carnes [bovina, suína e de aves], leite, queijo, mel, entre outros”, ressaltou.
Projeto SIM Legal
No dia 16 de maio, o titular da Seagro, Jaime Café, fará a entrega de certificados do novo projeto SIM Legal aos prefeitos municipais, como forma de reconhecer e fortalecer a adesão dos municípios ao sistema de segurança e inspeção de produtos de origem animal.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.