O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do evento para os produtores e para a população de Cangas, enfatizando a variedade de atividades oferecidas como palestras, treinamentos e capacitações direcionadas especialmente aos agricultores da região
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), iniciou neste domingo, 28, a 1ª edição da Feira da Colheita, no município de Santa Rosa do Tocantins. O evento, que segue até esta terça-feira, 30, tem movimentado o povoado de Cangas, com a presença e o engajamento dos agricultores familiares que expõem seus produtos. A ação também percorrerá outros 60 municípios tocantinenses, abrangendo todas as regiões do estado.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do evento para os produtores e a população de Cangas, enfatizando a variedade de atividades oferecidas como palestras, treinamentos e capacitações direcionadas especialmente aos agricultores da região. “Além de expor e comercializar os produtos da própria comunidade, nós trazemos também vitrines com as cadeias produtivas, os nossos parceiros com palestras, treinamentos, capacitações, totalmente direcionadas para o público da comunidade, ou seja, para a agricultura familiar”, pontuou o presidente.
Satisfeito com a feira, o produtor Geraldo Neto Costa de Araújo ressaltou que o evento é uma ótima oportunidade para vender seus produtos. “Trouxemos bolo de arroz, pimenta malagueta, requeijão, limão, banana maçã e mandioca; já vendemos quase tudo. A gente só tem a agradecer a vocês por nos darem essa oportunidade”, declarou o produtor.
A Feira da Colheita é fruto de recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões, sendo executada pelo Ruraltins, em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, além das prefeituras municipais.
Palestra
O professor do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológico (Nerudes) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Clayton Milagres, iniciou as palestras abordando o tema do associativismo, em uma didática motivacional, com o objetivo de despertar nos agricultores a importância do trabalho coletivo.