Foi realizada nesta segunda-feira (10) por determinação do Governo do Tocantins, uma reunião por meio de vídeo conferência, na Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli e o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, para discutir as diretrizes de exportação de carne tocantinense para a Europa.
De acordo com o secretário Jaime Café, a pecuária no estado tem apresentado um crescimento significativo nas últimas décadas. “O Governo do Tocantins tem investido em tecnologias, uma delas seria o melhoramento genético do rebanho, visando aumentar a produtividade e a qualidade da carne produzida. Além disso, o estado possui programas de incentivo à agropecuária, que contribuem para o desenvolvimento do setor”, ressalta.
“A abertura do mercado europeu para venda de carne do Tocantins irá trazer uma valorização ainda maior para a carne produzida em nosso estado. Essa é uma agenda determinada pelo governador Wanderlei Barbosa para que a gente possa alcançar novos mercados, valorizando a pecuária tocantinense. O nosso objetivo é trazer novas e melhores oportunidades de mercado, valorizando ainda mais o produto tocantinense”, explica o gestor.
Destacando que a produção de carne no Tocantins é voltada tanto para o mercado interno quanto para a exportação, o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, ressalta que, “o estado do Tocantins tem se destacado na exportação de carne, especialmente a carne bovina, devido à sua produção significativa e à qualidade do produto. O Brasil é reconhecido como um dos principais exportadores de carne no mundo, e o Tocantins contribui para essa posição”, explica.
“Queremos com essa reunião elaborar um projeto que apresente como a pecuária do estado realiza a produção, mostrando que há um manejo sustentável da atividade, com o uso de boas práticas agropecuárias, uma vez que o estado busca investir em tecnologia e sustentabilidade para aumentar a produtividade e a qualidade da carne produzida, ao mesmo tempo em que busca minimizar os impactos ambientais”, finaliza o presidente da Abiec.
A exportação de carne do Tocantins contribui para a economia do estado, gerando empregos e divisas. Além disso, essa atividade impulsiona a cadeia produtiva da pecuária, beneficiando produtores, frigoríficos, consumidores e toda a cadeia envolvida no setor.
Abiec
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) é hoje um dos principais exemplos da importância e da força do associativismo no contexto global. Criada em 1979, a partir da necessidade que os exportadores de carne sentiram de uma atuação focada e mais agressiva na defesa de seus interesses específicos, a Abiec se tornou a principal representante do setor nas áreas internacionais de regulamentação comercial, exigências sanitárias e a abertura de mercados.