Governo do Tocantins promove 2° Seminário de Silvicultura e Workshop de Seringueira na região norte do Estado

Seminário de Silvicultura e I Workshop de Seringueira visam fortalecer a cadeia produtiva do setor de florestas plantadas no Estado
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros promoverão nesta quarta, 7, e quinta-feira, 8, o 2° Seminário de Silvicultura e o 1° Workshop de Seringueira, visando fortalecer a cadeia produtiva do setor de florestas plantadas no Estado.

O evento ocorrerá no auditório do Sebrae, em Araguaína, região norte do Tocantins; e nesta quarta-feira, 7, será realizado o 2° Seminário de Silvicultura, contendo quatro painéis voltados para Florestas energéticas de Tachigali Vulgaris (Cachamorra branca): desafios e perspectivas; Sistemas de produção do Açaí; Espécies arbóreas nativas em sistemas agrícolas e em restauração de passivos: um breve relato de experiências; Silvicultura no Tocantins – Desafios e viabilidade de clones para o Estado; Produção de carne carbono neutro e matéria-prima para o setor madeireiro por meio de sistemas integrados de produção agrícola – ILPF; entre outras palestras.

No segundo dia, na quinta-feira, 8, o 1° Workshop de Seringueira apresentará os resultados do levantamento de custos da produção de borracha no Tocantins e abordará temas como: Manejo e fitossanidade da seringueira e a apresentação da Associação dos Produtores de Borracha Goiás/Tocantins (Aprob).

De acordo o gerente de Agroenergia e Florestas, Wagner Palhares Júnior, no Tocantins a Silvicultura possui seu maior polo de produção na região norte, principalmente pela proximidade com polos de produção de siderurgia e celulose, entretanto temos um desafio de suprir novas demandas de mercado que estão se consolidando com a energia de biomassa. “Com a expansão do setor de agricultura que já possui crescente demanda por lenha, energia para secadores de grãos, bem como frigoríficos, agroindústrias e demais setores de produção demandam material lenhoso”, destaca.

Participação

O evento é organizado pelo Governo do Tocantins, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Convênio n° 870855/2018. Podem participar produtores, técnicos, acadêmicos e pessoas interessadas. As inscrições serão efetuadas no link https://docs.google.com/forms/d/1v7qd_KJo6LzxXXQsQejScijew4CgACOl_xYWg4bDXlQ/edit?pli=1#settings, ou no QR Code, abaixo da matéria.

Fonte: Governo do Tocantins