Governo do Tocantins participa do Seminário Nacional Revitalização de Recursos Hídricos com foco no papel dos comitês

Evento reúne representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, instituições estaduais e federais, comitês de bacias hidrográficas, sociedade civil e universidades
– Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participa do Seminário Nacional Revitalização de Recursos Hídricos: O Papel dos Comitês Criados pela Lei nº 14.182/2021 (Desestatização da Eletrobrás), que ocorre nesta quarta-feira, 1º, em Brasília- DF.

Além da atuação desses Comitês, serão tratadas a forma de gestão dos recursos destinados aos programas de revitalização de recursos hídricos, da seleção dos projetos a serem implementados e de monitoramento da execução física e financeira.

Respondendo pela Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Graciela Ribeiro, afirmou que, “o encontro busca estabelecer um espaço para o debate sobre os novos modos de olhar a água sob a ótica da sustentabilidade, possibilitando condições para a proposição de soluções alternativas e integradas, considerando a bacia hidrográfica como unidade territorial para o planejamento e gestão de ações de revitalização dos recursos hídricos”.

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos, Gorete Cordeiro, ressaltou que, “o evento trata de pautas que fortalecem o trabalho que estamos fazendo. Considerando o que está sendo apresentado, vemos que o Tocantins está no caminho certo e que está a frente de outros estados. Nós temos quatro CRAD [Centro de Recuperação de Áreas Degradadas] já produzindo mudas, temos a coleta de sementes realizadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e todo o trabalho realizado pelos membros, além do apoio dos parceiros em várias iniciativas. Teremos ainda, um momento de troca de experiência, oportunidade que poderemos mostrar nossa experiência”.

A expectativa é que o Seminário possa integrar e mobilizar parceiros estratégicos, além de identificar experiências exitosas e receber contribuições para o planejamento das atividades dos comitês. Durante o evento, também ocorre um Workshop, coordenado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), para apresentação da metodologia de priorização de áreas para recuperação ambiental nas cabeceiras selecionadas das bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Parnaíba.

Participam do evento os dirigentes, representantes e técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e suas vinculadas, instituições públicas estaduais e federais; comitês de bacias hidrográficas; organizações da sociedade civil; universidades e demais instituições relacionadas com o tema.  O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica exerce a presidência e a Secretaria Executiva dos dois comitês, ou seja, do comitê das Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba e o comitê das áreas de influência dos reservatórios de Furnas.  


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins