Governo do Tocantins participa da Exposição Agropecuária de Silvanópolis e leva atendimento ao produtor rural

Palestra técnica do Ruraltins sobre meliponicultura
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), participou e apoiou a Exposição Agropecuária de Silvanópolis (ExpoSilva), realizada nessa sexta-feira, 16, e sábado, 17, no município. Promovida pelo Sindicato Rural e parceiro, o evento ocorreu com p XXVI Rodeio e Festival Cultural e teve como objetivo apresentar tecnologias, desenvolver e fomentar a agricultura da região, e promover a interação dos setores do agronegócio. 

A abertura da Exposição ocorreu nessa sexta-feira, com a presença de autoridades políticas e representantes do setor agrócola na região. 

O diretor de Empreendedorismo do Ruraltins, Joaquim Urcino, representou o presidente da pasta, Washington Ayres, destacando o empenho do Governo do Tocantins, por meio do órgão rural, em promover ações para fortalecer e desenvolver cadeias produtivas em Silvanópolis e região, dentre elas a apicultura e a meliponicultura. O diretor também entregou 11 Cadastros da Agricultura Familiar  (CAF) para produtores locais.

Aquiles Cardoso, presidente do Projeto de Assentamento (PA) Santa Tereza, acompanhou 32 pessoas do PA e região, na visita à exposição, e destacou a importância do documento para o agricultor familiar. “Viemos aqui, além de participar desse grande evento e ouvir as palestras, buscar o CAF, que esperamos há 12 anos, quando ainda era DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf], e que hoje o Ruraltins pode fazer esse cadastro para nós . O CAF é a porta de entrada para participar do Compra Direta e acessar créditos de financiamentos e melhorar nossas atividades”, enfatizou.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Dario Fronza, destacou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do país, afirmando que não há divisão no setor agropecuário, mas sim uma escala menor e uma maior. “Nós não podemos fazer essa divisão. O agro é o ato de produzir, não importa se é o cara quem tira o leite, ou que produz a soja.”

O prefeito de Silvanópolis, Gernivon Pereira, reforçou o compromisso do município em trabalhar para que todos os produtores tenham as mesmas oportunidades e condições para produzir e desenvolver ainda mais a agricultura na região.

Já o presidente do Sindicato Rural, Flori Zanon, defendeu a união do setor agropecuário para enfrentar os desafios que os produtores enfrentam atualmente para garantir o desenvolvimento do setor e a valorização da produção no Estado.

Palestras e atendimentos

Ainda na programação de sexta-feira, 16, os técnicos do Ruraltins, Guilberto Ferreira de Sousa e Odilio Menezes, levaram informações sobre meliponíneas e apicultura; e os técnicos do escritório local de Silvanópolis realizaram o pré-cadastro dos produtores rurais para a emissão do CAF. 

No estande do Ruraltins, os participantes puderam observar e receber informações sobre a criação de abelhas sem ferrão, as meliponíneas e a apicultura, uma atividade de grande importância para a economia do estado do Tocantins e para a preservação das abelhas, que são fundamentais na produção de alimentos.

 


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins