Governo do Tocantins participa da construção da Carta de Cuiabá no 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

25° Fórum reúne chefes e secretários estaduais dos nove estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal
– Foto: Karla Silva/Sema-MT

Presente no 25° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Cuiabá (MT), o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, participou nessa quinta-feira, 15, do Encontro das Câmaras Setoriais do Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Pública e Institutos da Terra.

A reunião teve como principal ponto a resolução da Carta de Cuiabá, documento que classifica as principais demandas sobre as políticas necessárias para as melhorias ao meio ambiente, combate à pobreza e desenvolvimento econômico nos estados da Amazônia Legal.

Segundo o secretário, a Carta deve auxiliar a construção do posicionamento do Brasil na Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os países que partilham o território da Amazônia, que ocorrerá em agosto deste ano, na cidade de Belém (PA). “Essa reunião foi uma reafirmação da importância da união dos estados da Amazônia Legal”, destacou Marcello Lelis.

A Carta de Cuiabá será analisada e, em seguida, validada pelos governadores da Amazônia em Assembleia Geral que ocorre nesta sexta-feira, 16.

Assinatura Mercuria

Na ocasião, o secretário ainda explanou sobre a assinatura do Contrato de venda e certificação de créditos de carbono com a Mercuria Energy, assinado na Suíca, no último dia 5 de junho. Marcello Lelis destacou que “esta ação inovadora irá transformar o trabalho como o meio ambiente no Estado”.

O 25° Fórum reúne chefes e secretários estaduais dos nove estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia.

O evento debate temas importantes como saúde, segurança pública e desenvolvimento sustentável na região. O Consórcio é presidido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, tratando-se de um importante instrumento de integração da região amazônica.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins