Governo do Tocantins interliga sistemas para agilizar a emissão de documentos de controle sanitário

Interligação dos sistemas da Adapec e Sefaz era uma demanda antiga dos produtores rurais que agora virou realidade

– Foto: Mateus Soares/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), publicou a Portaria nº 26 de 3 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial nº 6266 dessa terça-feira, 7, que implanta a partir desta sexta-feira, 10, a interligação dos sistemas de emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) para obtenção da Guia de Trânsito Animal Eletrônica e manual (e-GTA/GTA), nos canais de atendimento ao cidadão e plataformas de autoatendimento, posteriormente os serviços vão abranger outros documentos emitidos pela Agência.

Antes o Dare era emitido somente pelo sistema Dareweb da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), agora com a comunicação entre os órgãos, a Adapec emitirá pelo seu próprio Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato) para agilizar a impressão da Guia de Trânsito Animal (GTA), principalmente para os pecuaristas que utilizam a ferramenta “Produto Online”, já que poderão fazer os dois serviços de forma imediata. Para os demais, que ainda não buscaram acesso à ferramenta, os servidores da Adapec, responsáveis técnicos de granjas de aves e de eventos agropecuários, estarão emitindo.

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, explica que o produtor irá pedir a emissão do Dare e fazer o pagamento via on-line, preferencialmente via PIX que processa mais rápido e o saldo aparecerá de imediato. “Se o produtor usar a plataforma “Produtor Online” ele mesmo emite seu Dare e faz o pagamento”, avalia. Para ter acesso a esse serviço basta procurar a Adapec presencialmente com a documentação e solicitar login e senha, é gratuito, prático e rápido.

A portaria também informa que, a partir do dia 28 de fevereiro, a Adapec vai disponibilizar no seu site um link onde o produtor rural, que não utiliza o “Produtor Online”, possa emitir o Dare diretamente pelo site da Agência de onde estiver, fazer o pagamento e quando chegar à Adapec estará pronto para a emissão da sua e-GTA. Podendo inclusive, para agilizar ainda mais manter um saldo dentro do sistema que não expira e poderá ser usado quando quiser.

Vale ressaltar que a partir do dia 10 de fevereiro todas as emissões de Dares para solicitação de emissão da e-GTA deverão ser feita diretamente em qualquer escritório da Adapec do Estado ou pela plataforma “Produtor Online”, pois os Dares emitidos pelo sistema DareWeb no site da Sefaz passarão a ter um prazo maior para inserção do saldo no sistema da Adapec e serão considerados créditos para a emissão da e-GTA, podendo demandar vários dias para processamento.

Treinamento

Nesta semana, a Adapec promoverá treinamento para todos os servidores e responsáveis técnicos que atuam na emissão de e-GTA no Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato), a fim de orientar e esclarecer dúvidas dos produtores rurais.


Legenda da imagem.

Fonte: Adapec Tocantins