Pequenos e médios produtores de Combinado devolvem embalagens vazias de agrotóxicos
– Foto: Adapec/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), prioriza a produção sustentável, com apoio ao projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Nesta quarta-feira, 6, mais uma edição atendeu pequenos e médios produtores rurais do município de Combinado, na região sudeste do estado, onde foram devolvidas 456 embalagens, 41 kg de tampas e 10 kg de caixas de papelão, atendendo diretamente 26 produtores.
O supervisor técnico da Área Vegetal da regional da Adapec de Taguatinga, Anderson Onofre do Rego Nunes, destacou que este é o segundo ano da edição do projeto em Combinado e será a primeira vez em Arraias. “Incluímos esta região nas ações do RI, para ajudarmos a retirar esse passivo do campo; promover um trabalho de educação sanitária aos produtores rurais sobre a importância de não reutilizar as embalagens de agrotóxicos; e dar a elas a destinação correta”, pontuou.
Nesta quinta-feira, 7, o projeto será realizado no município de Arraias. A ação ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes, no período das 9 às 15 horas.
Mais edições
A Adapec, em parceria com as associações de revendas, confirmou a realização de mais duas edições do projeto de Recebimento Itinerante para o mês de agosto, nos municípios de São Valério, no dia 22; e em Dueré, no dia 29.
Parceiros
A realização do projeto de RI conta com a parceria da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); da Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria); da Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato); da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos e Fertilizantes da Região de Araguaína (Arafra); da Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart); do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), de prefeituras municipais e sindicatos rurais.