A agenda do Governo do Tocantins na 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29, começou nesta segunda-feira, 11, com a participação no painel Cadastro Ambiental Rural: Implementação, Desafios e Oportunidades, realizado no HUB Amazônia, em Baku, capital do Azerbaijão.
O painel contou com a participação da superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos; e da diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta do Tocantins, Cristiane Peres. A diretora abordou os desafios e as oportunidades que o Cadastro Ambiental Rural representa para as políticas ambientais no Brasil.
Nesta terça-feira, 12, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, participa do seminário Arquiteturas de Financiamento da Agenda do Clima a partir do Pagamento por Serviços Ambientais na Amazônia no Espaço Blue Zone. “Neste seminário serão apresentadas as soluções que os estados da Amazônia Legal brasileira têm encontrado para garantir recursos adicionais à agenda climática e ambiental nesta região”, explicou o gestor.
Serão discutidos, ainda, as barreiras e oportunidades para garantir que o financiamento climático alcance aqueles que mais necessitam, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Na quarta-feira, 13, ocorrerá a abertura com os governadores da Amazônia Legal do Brasil no HUB Amazônia.
Programação
Na quinta-feira, 14, o secretário Marcello Lelis participará de um painel sobre o estudo de caso do Tocantins no processo de submissão do Programa Jurisdicional de REDD+ ao padrão internacional Art Trees. Também participarão o diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia para a Mercuria no Brasil, Celso Fiori; a diretora executiva do Art Trees, Mary Grady; e o diretor executivo do Earth Innovation Institute (EII), Daniel Nepstad.
Na sexta-feira, 15, a programação traz o painel Em Tempos de Mudanças Climáticas: Desafios do Combate aos Incêndios Florestais na Temporada de Fogo na Amazônia Legal, no qual serão debatidas as estratégias para o enfrentamento do aumento de queimadas na região. Na próxima terça-feira, 19, a superintendente Marli Santos participa do painel Estratégia de desenvolvimento de baixas emissões em estados agroflorestais (Eixo: Bioeconomia e Sistemas Agroalimentares).
COP29
A Conferência reúne líderes governamentais, diplomatas, cientistas, representantes da sociedade civil e do setor privado de diversas partes do mundo, que buscam soluções para a crise climática causada pelo ser humano.
Até o dia 24 de novembro, a programação incluirá ainda painéis sobre acesso ao mercado de carbono florestal, desenvolvimento de baixas emissões e adaptação às mudanças climáticas, além de seminários, reuniões e encontros com chefes de estados e instituições internacionais.