Novo espaço foi entregue nessa terça-feira, 20, após reforma
– Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins)
Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais moderno e funcional para receber os cidadãos em busca de serviços relacionados ao meio ambiente, o Governo do Tocantins entregou nessa terça-feira, 20, o novo local de atendimento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ao público, após ampla reforma.
Além da revitalização do espaço físico, houve também a incorporação de novos mobiliários e computadores, a fim de oferecer maior conforto e eficiência no atendimento. O Naturatins, que desempenha um papel fundamental na preservação ambiental, reforça seu compromisso com a qualidade no serviço prestado à comunidade.
Para o presidente do Instituto, Renato Jayme, a mudança busca otimizar o acesso e a experiência dos cidadãos, e a eficiência na resolução de demandas relacionadas a licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e demais autorizações e serviços oferecidos pelo Naturatins. “A nova estrutura reflete o empenho da instituição em modernizar seus processos e melhorar a interação com o público externo”, destacou o gestor.
Mais facilidades para o público
Além do novo espaço de atendimento presencial, o Naturatins reforça a acessibilidade aos serviços oferecidos. Seja para realizar requerimentos, juntar documentos ou cumprir pendências relacionadas a processos em andamento, o público conta com atendimento presencial das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Atendimento e Análise Técnica (Gerência de Protocolo), localizada na sede do órgão em Palmas. Além disso, o contato via Whatsapp pelo número (63) 992182272 amplia os canais de comunicação.
Esses mesmos serviços estão disponíveis nas sedes regionais, nas codades como Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Araguatins, Colinas do Tocantins, Arapoema, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Alvorada, Formoso do Araguaia, Goiatins, Arraias e Dianópolis.
Além do atendimento presencial, o órgão ambiental oferece serviços no Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). O acesso ao Sigam requer cadastro no site doNaturatins, e os usuários podem preencher informações e anexar documentos necessários.
O gerente de Atendimento e Análise Técnica, João Bento Santos Barbosa, destaca a importância de atenção aos detalhes no preenchimento do cadastro para evitar invalidações.
Sigam
O Sigam, em operação desde 2021, busca agilizar e tornar mais eficiente a formalização de processos e atos do Naturatins. O sistema oferece padronização e automatização dos procedimentos internos de licenciamento, monitoramento, fiscalização, biodiversidade e gestão das unidades de conservação.
Para esclarecimentos sobre o Sigam, os usuários podem enviar solicitações de ajuda para sigam@naturatins.to.gov.br ou acessar um tutorial disponível no canal do Youtube.
Saiba mais sobre os serviços e os locais de atendimento
Em Palmas
Presencial: Gerência de Atendimento e Análise Técnica (Gerência de Protocolo) – Avenida Theotônio Segurado, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira
Whatsapp: (63) 992182272
Telefones: (63) 3218-2659 ou 3218-2646 ou 3218-2635
E-mail: naturatinsprotocolodocumentos@gmail.com / naturatinsprotocoloprocessos@gmail.com
Em Araguaína
Presencial: Agência Regional, Avenida Haroldo Veloso, 250 – Loteamento Dona Nelcia
Telefones: (63) 3414-1521 / 3414-4979
Em Gurupi
Presencial: Agência Regional, Avenida Pernambuco, 2273 – Setor Central
Telefone: (63) 3351-1511
E-mail: grgurupi@naturatins.to.gov.br