Atendimento a empreendedores na sede da Agência de Fomento
– Foto: Dock JR / Governo do Tocantins
No cenário econômico atual, decorrente do pós-covid, onde a resiliência e a capacidade de adaptação são cruciais, o Governo do Tocantins, por intermédio da Agência de Fomento do Tocantins, emerge como um exemplo de eficiência e sucesso. Contabilizados os números do primeiro semestre de 2023, a Agência conquistou resultados extraordinários, evidenciados por lucros sólidos, atingindo a marca de 148,42%. É importante ressaltar que os resultados contábeis – totalmente negativos no início da gestão da atual presidente Denise Rocha, em 2019 – foram transformados, apresentando-se agora como superávit.
Para a presidente da autarquia, Denise Rocha, “o resultado contábil apurado é apenas um dos indicadores do impacto positivo que a instituição está gerando na região. Ao direcionar recursos para projetos inovadores, turísticos, empreendimentos locais e setores estratégicos – como piscicultura e agricultura familiar – a Agência de Fomento tem promovido um ciclo virtuoso de crescimento, empregabilidade e prosperidade. Isso contribui sobremaneira com gestão do governador Wanderlei Barbosa, na medida em que traz desenvolvimento para comunidades inteiras”, disse a gestora.
A trajetória ascendente da Agência de Fomento do Tocantins não é fruto do acaso, mas sim do compromisso incansável de uma equipe dedicada em atender todo território tocantinense. A agilidade na liberação do crédito online, as assinaturas dos contratos de forma digital, como também, a implementação de estratégias diferenciadas na liberação de crédito popular para pequenos empreendedores e para a agricultura familiar, foram preponderantes para o alcance dos resultados. As taxas atrativas de 6% ao ano em ambos os casos, como também os prazos de pagamento e carência diferenciados, contribuem para que as operações superem as expectativas.
Aliado a isso, as operações financeiras direcionadas ao turismo e a energia solar, por intermédio do Fungetur, cujas taxas de juros são de apenas 5% ao ano, mais variação do INPC, prazo de até 78 meses de carência e até 24 meses de carência, estimula o desenvolvimento. Em contrapartida, a oferta do Crédito Acessível que libera até R$ 100 mil reais – com taxas equalizadas de 1,5% ao mês, prazo de até 60 meses para pagar e até 60 dias de carência – também contribuíram para que instituição não somente alcançasse, mas ultrapassasse suas metas financeiras, consolidando-se como vital no fomento do desenvolvimento econômico do Tocantins.
As razões por trás desses resultados notáveis podem ser atribuídas, ainda, ao fato do governo do Estado do Tocantins estar empenhado em aportar ainda mais recursos para atender os pequenos empreendedores – urbanos e rurais. Além disso, a instituição está comprometida em apoiar iniciativas que estimulam a inovação, além de atuar como um farol para empresários e empreendedores que buscam transformar suas visões em realidade. A Agência de Fomento está, portanto, empenhada em firmar seu compromisso com a transformação e o progresso econômico do Estado do Tocantins.
Atendimento
A Agência de Fomento funciona na 103 Sul Rua de Pedestre SO-09, nº 02 – Plano Diretor Sul, em Palmas–TO, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h. Já o telefone para contato é (63) 3220-9800 e a plataforma digital pode ser acessada em www.fomento.to.gov.br. Em Araguaína e Gurupi, os atendimentos ocorrem nos stands localizados nas sedes do É pra Já, ou pelos telefones (63) 99277.6113 e (63) 99993.7063, respectivamente.