Governo do Tocantins capacita mulheres agroextrativistas para fortalecer comercialização de produtos do Cerrado

Engenheira Agrônoma e organizadora do evento faz abertura das oficinas para mulheres agroextrativistas
– Foto: Guilherme Alves/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Articulafito, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), iniciou nesta segunda-feira, 13, as oficinas de capacitação voltadas a mulheres agroextrativistas, com foco na expansão da comercialização de produtos naturais do Cerrado tocantinense.

O evento, que segue até esta terça-feira, 14, é realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas.

Nesta etapa, as participantes recebem formação teórica e prática sobre boas práticas de processamento, licenciamento sanitário, formalização de empreendimentos e marketing sustentável dos produtos da sociobiodiversidade.

De acordo com a engenheira agrônoma e organizadora do evento, Francisca Marta Barbosa, as oficinas fortalecem o conhecimento e a organização das mulheres agroextrativistas.

“O Governo do Estado, juntamente com parceiros, busca levar políticas públicas que incentivem a formalização, ampliem o acesso a mercados e gerem renda para essas mulheres, valorizando os produtos naturais do nosso Cerrado”, destacou.

O ministrante das oficinas e representante do Articulafito, Leandro Dantas, explicou que a ação faz parte da continuidade do projeto de sociobiodiversidade sustentável, iniciado em 2016.

“Trabalhamos com mulheres de regiões como o Cantão, o Jalapão e outras comunidades rurais. Agora, avançamos com novas capacitações que estimulam a geração de renda local e a produção agroindustrial de forma sustentável”, afirmou.

A presidente da Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento de Ponte Alta do Tocantins, Edimar Rodrigues Amorim, ressaltou a importância da iniciativa.

“Temos uma agroindústria de panificação que produz pães de jatobá, baru e açafrão, além de biscoitos. Essa capacitação é fundamental para aprimorarmos nossa produção e conquistarmos novos mercados, inclusive fora do Tocantins”, enfatizou.

Continuação da programação

A programação segue nesta terça-feira, 14, com o último módulo teórico pela manhã e, no período da tarde, uma visita técnica à Associação dos Produtores Agrofamiliares da Vila Agrotins, em Palmas. Durante a visita, as participantes conhecerão boas práticas de produção na casa de farinha da comunidade.

Fonte: Governo do Tocantins