Governo do Tocantins capacita agricultores de Crixás para produção de avicultura caipira

Para o técnico agrícola, Ribanez de Souza Rocha, o objetivo do curso é capacitar os agricultores na produção de aves caipira produtos matéria-prima para a indústria do frigorífico que está sendo instalado na comunidade
– Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

Com equipamentos adquiridos e estrutura de abatedouro em construção, os agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Arlindo, em Crixás do Tocantins, região sul do Estado, receberam capacitação em Tecnologia para produção de aves caipiras. O curso ocorreu nessa terça-feira, 22, e na quarta-feira, 23, na sede da associação, e nessa quinta-feira, 24, encerrou com visita técnica à Granja ISG Frangos, do produtor Isaías da Silva Guimarães, na Chácara Senhor do Bonfim, em Porto Nacional.

O curso é uma realização do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com a finalidade de levar conhecimento tecnológicos e estratégias de produção aos agricultores, visando fomentar e fortalecer a cadeia da avicultura no município e região.

Para o técnico agrícola que assiste os produtores do PA Arlindo, Ribanez de Souza Rocha, o objetivo do curso é capacitar os agricultores na produção de aves caipiras, produtos e matéria-prima para a indústria do frigorífico que está sendo instalado na comunidade. “É um abatedouro frigorífico com selo estadual para atender os produtores dos municípios de Crixás, Aliança e até mesmo os vizinhos, como Santa Rita, que já manifestou interesse dos agricultores em participar desse projeto”, explica Ribanez, acrescentando que todos os equipamentos já foram adquiridos e que a obra tem previsão de ser concluída dentro de um curto prazo, dependendo apenas de um repasse financeiro das prefeituras para associação concluir o que falta.

Ainda segundo o técnico, foram investidos R$ 150 mil em equipamentos, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Issam Saado, com capacidade de abate de 500 frango por dia.

O treinamento foi feito pelo zootecnista do órgão, Hélio Souza, que levou informações sobre planejamento para uma produção de qualidade, desde a elaboração do projeto à comercialização do produto. 

Anotando, filmando e muito atenta a tudo que foi apresentado e falado, a produtora de galinha caipira melhorada, Simone Botelho de Sousa, está bem animada para colocar em prática tudo que aprendeu e assim melhorar a sua produtividade. Na sua propriedade, a Chácara Barra do Guia, ela e o esposo José Tavares da Silva estão com uma produção de 100 galinhas para o abate e comercialização na feira livre e comércio em Aliança do Tocantins. “Trabalhamos com o caipira melhorado há três anos e estou aprendendo muita coisa nesse curso; nossa expectativa é, com a implantação do abatedouro, que esperamos que seja logo, poder aumentar e melhorar ainda mais a nossa produção”, frisa Simone.

Convênio Oportunidade

A ação faz parte do Convênio Oportunidade, fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins. O Convênio tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir, ao agricultor familiar, melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins