Governo do Tocantins apresenta aos órgãos estaduais estrutura para realização da Agrotins 2023

Gestor da Seagro, Jaíme Café, fez uma explanação do tema e da estrutura da Agrotins 2023
– Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), apresentou, na tarde dessa segunda-feira, 30, aos órgãos do Estado, a estrutura para a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2023). A feira com o tema “Compliance no Agro”, ocorre de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na T0-050, saída para Porto Nacional.

Entre as novidades deste ano estão à ampliação da área para aproximadamente 400 mil metros quadrados, reforço estrutural às implantações dos locais de exposições de máquinas, implementos, restaurantes, comercialização de veículos leves e pesados e náuticos, comercialização de produtos regionais e exposição e comercialização de animais.

Os visitantes poderão contar com o Pavilhão Cores e Sabores contendo lanchonetes, food truck`s e apresentações culturais; a avenida principal terá cobertura para conforto térmico; píer para embarque e desembarque de veículos náuticos; o Pavilhão da Agricultura Familiar contará com exposição de maquinário voltado para o pequeno produtor; o Pavilhão Institucional passa a se chamar Pavilhão do Tocantins, contemplando e exaltando a cultura  regional do Estado.

Tema

Em relação ao tema, “Compliance no Agro” é direcionado no âmbito institucional e corporativo. Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio, e para atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou informalidade que possa ocorrer.

O gestor da Seagro, Jaíme Café, fez uma explanação do tema, explicando que é baseado nas normas e regras, as quais os produtores devem seguir para conquistar novos mercados. “Uma exigência nacional e internacional”. O Secretário falou também das principais mudanças na feira para atender expositores, produtores e visitantes. “Estamos buscando as parcerias com os órgãos estaduais e iniciativas privadas para melhorar ainda mais a infraestrutura da feira deste ano”, ressaltou.

Observatório do Agro

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Antônio, ressaltou que será lançado na Agrotins 2023 um edital para a implantação de uma unidade tecnológica, o observatório da Agro-inovação (banco de dados) com instituições de pesquisas e universidades do Estado. “Vamos lançar este ano na feira, mas até o final do ano estaremos implantando esta nova ferramenta para fornecer informações para agricultura e pecuária. Na plataforma o produtor vai poder acessar todas as inovações tecnológicas que existem no setor agropecuário e no mercado”, frisou.

Participaram da reunião representantes das secretaria de Estado da Comunicação (Secom), da Educação (Seduc), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Indústria e Comércio (Sics); Tocantins Parcerias, Governadoria; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Casa Militar; Polícia Militar; Fapt; Universidade do Tocantins (Unitins); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Transporte e Obras (Ageto); Agência de Defesa Agropecuáriua (Adapec); Agência de Mineração (Ameto). 


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins