Gestores da Ameto e do Serviço Geológico do Brasil definem assinatura de Termo de Cooperação

Em encontro, Ameto e SGB-CPRM discutem ações de fomento ao setor minerário no Estado
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins

 O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Mauro Mota, recebeu nessa terça-feira, 21, a visita do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Cassiano Alves, e de representantes da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO): a superintendente, Sheila Soraya Alves Knust, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vivian Athaydes Canello Fernandes, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Jônatas de Sales Macedo Carneiro, e o chefe do Núcleo do SGB em Palmas, Marcelo Ferreira da Silva.

A visita teve como objetivo discutir a consolidação do Termo de Cooperação Técnico-Científica, com previsão de assinatura oficial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), além de apresentar os projetos conjuntos, voltados principalmente às áreas de geologia e recursos minerais, que tem o intuito de subsidiar as políticas públicas e fomentar investimentos no setor minerário no Estado.

No encontro, o presidente da Ameto, Mauro Mota, fez uma breve apresentação da trajetória e dos projetos realizados e planejados pela a Agência e destacou a parceria entre as duas entidades. “O Serviço Geológico do Brasil é um parceiro importantíssimo nosso e, com a assinatura do Termo de Cooperação, iremos desenvolver, por meio do mapeamento geológico sistemático e aprofundado, uma a análise detalhada das potencialidades minerárias que o Tocantins possui. Quanto mais dados e informações para identificar depósitos minerais em diversas regiões do Estado tivermos, mais potencial de investimentos alcançamos”, afirmou.

O diretor-presidente Cassiano Alves parabenizou a Agência por sua atuação. “A Ameto está em um nível de maturidade e eficiência muito grande. É uma instituição que está em pleno desenvolvimento e isso é importante para o ramo da mineração. Estamos com um papel realmente de nos aproximarmos dos estados e municípios que tutelam uma parte significativa da riqueza mineral no país. Com relação a mineração, nós estamos fazendo um trabalho muito alinhado com o Ministério de Minas e Energia  e com a Agência Nacional de Mineração e coloco o Serviço Geológico do Brasil à disposição do Estado do Tocantins”, ressaltou.

Da Ameto, participaram também o diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes Pinheiro, o diretor de Fiscalização e Informação, Gleberton Vargas França, a gerente de Fiscalização e Informação, Luísa de Deus, o gerente de Apoio Técnico, Leonardo Costa e Silva, a secretária-geral Pâmela Kuis Torres Resplandes e a analista Grasyella França.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins