Gerida pelo Naturatins, APA Serra do Lajeado tem pinturas rupestres em destaque na exposição Ecos da Serra, em Lajeado

Exposição apresenta registros fotográficos que destacam os painéis rupestres e o contexto ambiental da APA Serra do Lajeado
– Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

A riqueza das pinturas rupestres da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ganha destaque na Exposição Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado. A mostra, iniciada nesta segunda-feira, 10, na Casa de Memória Libânia Gomes Monteiro, em Lajeado, ficará aberta ao público até 31 de março, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.

Para ampliar o conhecimento sobre os sítios arqueológicos da APA Serra do Lajeado e sensibilizar o público sobre a importância de sua conservação, a exposição apresenta registros fotográficos que destacam os painéis rupestres e o contexto ambiental da região. As imagens, capturadas ao longo do trabalho de campo, evidenciam não apenas a beleza e o potencial arqueológico do local, mas também os desafios enfrentados para preservar esse valioso patrimônio. A arte rupestre, com suas pinturas milenares, carrega fragmentos de histórias e saberes dos povos que habitaram a Serra do Lajeado, revelando o legado cultural da região. 

Ao representar o Naturatins durante a abertura do evento, a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Oliveira, enfatizou a importância do retorno de pesquisas como essa, que incentivam o pertencimento às Unidades de Conservação (UCs) e a preservação dessas memórias e da biodiversidade. “Preservar a arte rupestre é preservar a memória dos povos que habitaram essa terra antes de nós. Esse patrimônio conta histórias, revela modos de vida e nos conecta ao passado. A exposição Ecos da Serra é uma oportunidade para ampliar a consciência sobre a importância da conservação desses sítios. Precisamos unir esforços para garantir que essas marcas do passado permaneçam vivas para as futuras gerações”, pontuou, ao destacar que a expectativa é que a exposição desperte um novo olhar sobre o patrimônio arqueológico da APA Serra do Lajeado, incentivando sua valorização e preservação.

A mostra integra o projeto Mapeamento e levantamento do estado de conservação de sítios arqueológicos rupestres cadastrados na Área Estadual de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, financiado pelo Naturatins e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapt), por meio do Edital Fapt/Naturatins – Meio Ambiente, e desenvolvido pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins).

Desde seu início, em maio de 2023, o projeto já identificou cinco novos sítios rupestres, que serão cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de um sítio cerâmico localizado em situação de risco, exigindo o resgate do material para evitar sua destruição. A iniciativa visa promover um levantamento detalhado sobre a preservação desses sítios arqueológicos, um patrimônio cultural de grande relevância para a história local e regional.

Exposição em Tocantínia

Além de Lajeado, a exposição será realizada em Tocantínia, no dia 11 de março, às 8h30, no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 2 de abril.

Fonte: Governo do Tocantins