Presidente da Ameto, Mauro Mota, ressaltou que a instalação de um Núcleo do SGB no Tocantins possibilitará a ampliação da captação de investimentos
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins
Em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) implantou nesta quarta-feira, 22, seu primeiro Núcleo de Apoio no Estado. A instalação do núcleo possibilitará a ampliação de ações e projetos nas áreas de geologia, recursos minerais, geofísica e hidrogeologia na região Norte. A unidade funcionará em Palmas, na sede da ATS.
Também participaram da inauguração o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Tocantins, Fábio Lúcio Martins Júnior; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme; e o secretário executivo da Secretaria de Indústria, Comercio e Serviços, Milton Néris.
O diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves, destacou que Núcleo de Apoio no Tocantins é o sétimo implantado no país, representando o fortalecimento de ações que devem colaborar com o desenvolvimento do setor mineral por meio de projetos e estudos em áreas consideradas estratégicas. “Representa, sobretudo, o cumprimento da nossa missão de gerar e disseminar o conhecimento geocientífico com excelência. “Essa entrega também fortalece nosso trabalho como uma instituição científica, tecnológica e de inovação que há mais de 50 anos, incentiva e realiza pesquisa e o desenvolvimento de soluções que indicam caminhos que respondem as necessidades da sociedade”, discorreu.
Representando o Governo do Tocantins, o presidente da Ameto, Mauro Mota, ressaltou a importância da instalação do núcleo no Estado. “Com o núcleo será possível compreendemos com precisão a geodiversidade que há em nosso território. Nós sabemos do potencial que temos para desenvolver um modelo de mineração que seja laboratório para todo o Brasil. Com a parceria que temos tido com o SGB-CPMR, alcançaremos mais atração, visibilidade e investimentos para o setor minerário, aumentando a arrecadação e ampliando ainda mais o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou.
A superintendente do SGB-CPRM da Regional de Goiânia (SUREG-GO), Sheila Soraya Alves Knust, lembrou que o conhecimento geológico é a base da atração dos investimentos. “Com a missão de gerar e difundir o conhecimento geocientífico com excelência, o SGB reconhece e acredita no potencial geológico e hidrológico do Estado. Como prova disso, temos diversos trabalhos implementados ao longo de todos esses anos, do qual destaco a atualização do mapa geológico do Estado na escala de 1:500.000, que entregamos em 2022”, pontuou.
Presidente da ATS, Antônio Davi Goveia Junior, destacou as parcerias possíveis na área de hidrogeologia que podem ser feitas com o SGB-CPRM. “Temos muito ainda para crescer e juntos iremos desenvolver as potencialidades dos recursos minerais no Estado. Desejamos boas-vindas e um excelente trabalho para o Serviço Geológico”, disse.
SGB-CPRM no Tocantins
O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem como missão gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil.
Há mais de 20 anos, o SGB-CPRM tem trabalhado em parceria com Tocantins em diversos projetos de mapeamento geológico básico e pesquisas minerais; levantamentos aerogeofísicos; mapeamento de áreas de risco e medição e monitoramento de águas subterrâneas e superficiais.