Foto: SEDUC/Governo do Tocantins
Estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, estão participando do projeto de recuperação da nascente do córrego Pendurado. Diversas ações são realizadas ao longo do ano letivo, como a gincana do último dia 3, na qual as equipes disputaram a maior quantidade de lixo coletado às margens do córrego. Além de promover a limpeza do local, os estudantes fixaram placas com orientações sobre a importância da preservação ambiental.
A iniciativa interdisciplinar foi idealizada em razão da preocupação da escola estadual com a proteção das nascentes que estão situadas no espaço urbano do município, promovendo o exercício da cidadania entre os estudantes e incentivando a mudança de comportamento coletivo em relação ao meio ambiente.
“Foi emocionante trabalhar lado a lado com meus colegas para coletar os resíduos e fixar as placas de preservação. A sensação de contribuir com a limpeza e proteção do ambiente local foi indescritível. Cada pedaço de lixo que recolhemos representava um pequeno passo para um futuro mais sustentável”, contou o estudante Emanuel Vitor Gomes e Souza.
A aluna Tainara Pereira de Sousa falou sobre os resultados do projeto. “Aprendemos não apenas sobre a preservação ambiental, mas também sobre solidariedade, responsabilidade e o poder da ação coletiva. Ver a diferença que nós, estudantes, podemos fazer quando nos unimos por uma causa nobre me deixou incrivelmente entusiasmada”, reforçou.
Conforme a coordenadora de área de Ciências da Natureza do colégio, Silvana Ferreira, o projeto tem inspirado mudanças que contribuem para a qualidade de vida da comunidade. “Estudantes e servidores se envolveram no planejamento das ações para minimizar os problemas do córrego. A mobilização foi incrível e ultrapassou os muros da escola”, relatou.