Em Aguiarnópolis e Tocantinópolis, ação de Recebimento Itinerante recebe mais de 13 mil embalagens vazias de agrotóxicos

Em Tocantinópolis, produtores fizeram a devolução e receberam comprovante
– Foto: Governo do Tocantins

O projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizou nesta sexta-feira, 2, duas edições do projeto nos municípios de Aguiarnópolis e Tocantinópolis, na região norte do Estado. E segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que é parceira na ação, foram devolvidas 13.385 embalagens, atendendo diretamente 134 pequenos e médios produtores destes municípios e dos municípios circunvizinhos.

Só em Aguiarnópolis, foram devolvidas 10.815 embalagens por 106 pequenos e médios produtores rurais da região. A inspetora de Defesa Agropecuária, Jisele Brito afirmou que o grande volume de embalagens retirada do campo nesta edição é resultado do trabalho da Adapec, que vem sendo desenvolvido a cada ano buscando intensificar as ações de controle sobre o uso de agrotóxicos e também reflete a consciência do produtor rural com suas obrigações no seu papel de devolução das suas embalagens. “E com mais pessoas conscientes, teremos menos embalagens no meio ambiente e diminuímos os riscos de intoxicação nos seres humanos”, pontuou Jisele Brito.

Sebastião Machado da Silva é um dos produtores rurais que foram atendidos pelo projeto de RI em Aguiarnópolis. Ele disse que a ação foi importante, porque esteve perto de sua propriedade, possibilitando a ele fazer a devolução de suas embalagens e evitando a poluição do meio ambiente.

Em Tocantinópolis, foram 2.570 embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas por 28 produtores rurais, entre eles Daniel, que informou que já fazia algum tempo que não devolvia as embalagens e estavam armazenadas em lugares na propriedade e ter surgido esta oportunidade de fazer a devolução foi muito boa para ele. “Parabéns para toda a equipe e aos órgãos que estiveram envolvidos nesta ação, inclusive na divulgação e na orientação que fizeram aos produtores rurais da região,” enfatizou Daniel.

A supervisora da área vegetal da Regional da Adapec de Araguatins, Patrícia Xavier, destacou a importância do RI para a região do Bico do Papagaio. “Temos nesta região um grande número de pequenos e médios produtores rurais que têm dificuldades em devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos nos postos indicados, porque ficam longe. Hoje, o RI se tornou um meio que facilita a devolução para estes produtores, por isso, a cada ano aumenta o número de embalagens devolvidas e de produtores que aderem ao projeto nesta região”, ressaltou Patrícia.

Parceiros do RI

Nessas duas ações, foram parceiros: o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Central de Imperatriz – MA, dirigida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura; Prefeitura Municipal de Aguiarnópolis e Sindicatos Rurais de Tocantinópolis e Aguiarnópolis.

Também houve nesta edição em Aguiarnópolis, a participação de estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia de Belém – PA, que vieram para conhecer o projeto de perto e atuaram como estagiários no RI.


Legenda da imagem.

Fonte: Adapec Tocantins