Em ação alusiva ao Dia Mundial da Água, Naturatins realiza plantio de espécies nativas do Cerrado

Plantio foi realizado às margens da nascente do Córrego Móia, localizada na Fazenda Vista Alegre, no Distrito de Luzimangues
– Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

Em alusão ao Dia Mundial da Água, brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizaram nesta sexta-feira, 22, o plantio de 145 mudas de espécies nativas do Cerrado, às margens da nascente do Córrego Móia, localizada na Fazenda Vista Alegre, no Distrito de Luzimangues. A ação contou com a parceria da empresa Norship.

O supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Andrade, informou que a área escolhida para receber 120 mudas de Buriti e 25 de Mangaba é uma reserva legal da Fazenda Vista Alegre, onde já abriga exemplares de Buriti. Ele explicou que o plantio das novas mudas visa promover o reflorestamento de espécies nativas e enriquecer ainda mais as áreas próximas das nascentes de córregos, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos na região para as futuras gerações. “Plantar Buriti é plantar água. A escolha do Buriti para o plantio no Dia Mundial da Água vai muito além de um gesto simbólico. Essa iniciativa evidencia a ligação intrínseca dessa espécie com a água, refletindo a importância fundamental da preservação dos recursos hídricos e de todo ecossistema ligado a ela”, destacou o supervisor.

Parceira do Naturatins em diversas ações em benefício do meio ambiente, a Norship reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. “Para nós, é extremamente importante realizarmos essa ação com a APA para o reflorestamento das áreas próximas de nascentes e córregos. Especialmente hoje, no Dia Mundial da Água, é ainda mais significativo estarmos aqui, em um gesto que representa a promoção da conscientização sobre a importância da água e do meio ambiente”, enfatizou a analista de Sistema de Gestão da empresa, Lúllia Segato. 

Palmeira de Buriti

Conhecida como o símbolo da água, a palmeira Buriti é uma planta nativa do Cerrado, que floresce às margens de rios, córregos e nascentes, e desempenha o papel fundamental no ecossistema, promovendo a conservação do solo e a manutenção da biodiversidade.


Legenda da imagem.

Fonte: Governo do Tocantins