Com projeto do Governo do Tocantins, estudantes do ensino médio de Palmas vivenciam o setor mineral

Mais de 40 alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso participaram da programação
– Foto: Ameto/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), iniciou, nesta quarta-feira, 6, a visitação de estudantes da 1ª série de ensino médio da rede estadual de ensino ao projeto Minerato – Mineração nas Escolas. Mais de 40 alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, participaram da programação, que inclui palestras, visita guiada à exposição de rochas, explanações sobre minerais estratégicos e críticos utilizados na transição energética, bem como os Elementos Terras Raras (ETRs) já identificados no estado e uma imersão no universo da mineração, com uso de óculos de realidade virtual e totem digital. 

Em conjunto, as secretarias de educação do Estado e dos municípios executaram o projeto Minerato, com o objetivo de incentivar a formação de mão de obra qualificada para o setor mineral. A proposta é apresentar, aos estudantes de escolas públicas e privadas, informações sobre as profissões relacionadas às ciências da terra e áreas afins, como geologia, engenharia de minas e geografia. Os participantes têm acesso a dados sobre cursos disponíveis, áreas de atuação e médias salariais, despertando o interesse pela qualificação profissional e contribuindo para suprir a demanda por especialistas no setor no Tocantins.

O presidente da Ameto, Milton Neris, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento sustentável da mineração no estado e o papel estratégico do projeto. “O Governo do Tocantins está preparado para desenvolver uma mineração sustentável, construída em parceria com a população. O projeto Minerato tem o propósito de despertar nos jovens o interesse pela qualificação profissional na área da mineração”, enfatizou.

“É fantástico. Eu não imaginava que tantos objetos do nosso dia a dia, como geladeira, TV e o carro, fossem feitos com minérios. Eles explicaram tudo de uma forma tão simples, que ficou fácil entender os elementos da tabela periódica na prática”, destacou a estudante Milena Santos da Cruz.

Durante a visita, os estudantes também receberam orientações sobre formação profissional em geociências e aprenderam sobre a importância dos minerais no cotidiano, com ênfase nos minerais críticos e estratégicos para a transição energética, nos elementos terras raras e em minérios essenciais à segurança alimentar, como calcário e fosfato. 

Visitação 

Neste primeiro momento, as visitas guiadas ocorrem na sede da Ameto, em Palmas, com a exposição permanente Otton Nunes, composta por amostras de rochas do Tocantins. A programação inclui palestras sobre novas tecnologias utilizadas na pesquisa mineral; explanações sobre minerais críticos e estratégicos; e a importância dos elementos terras raras identificados no estado.

Além da programação técnica conduzida por geólogos da Ameto, os estudantes participam da apresentação interativa do projeto Minerato, com recursos de realidade virtual. Por meio de óculos 3D e totem digital, os visitantes podem explorar, de forma lúdica, os minerais presentes nos objetos que fazem parte do dia a dia em uma casa.

As visitas têm duração aproximada de duas horas e ocorrem nos dias 6, 7 e 8 de agosto, sempre a partir das 9 horas.

Fonte: Governo do Tocantins